Pensar a acessibilidade hoje é um convite para nos tornarmos mais abertos, coerentes, e comprometidos como cristãos e pessoas que participam, se preocupam e ajudam a construir um mundo melhor.
Pensando nisso, vamos falar sobre desenvolvimento da audiodescrição. Hoje nossa conversa é com Liliana Tavares, que é audiodescritora e gestora de Acom (acessibilidade comunicacional), idealizadora do 'projeto Ver e Ouvir' e Doutora em comunicação pela Universidade Federal do Pernambuco. Liliana foi supervisora de acessibilidade do Projeto Alumiar, sessão acessível do cinema da Fundação Joaquim Nabuco, entre outras frentes de atuação.
A locutora da Rádio Aparecida, Marluce Botelho, conduz essa entrevista, que você acompanha agora, em áudio ou o resumo no texto abaixo.
Marluce - Já que estamos falando de audiodescrição, como você se descreveria para os nossos ouvintes?
Liliana - Bem, eu sou uma mulher de 52 anos, mestiça, tenho pele morena, cabelos castanhos ondulados até a altura dos ombros, tenho olhos esverdeados, nariz e boca grandes, sobrancelha larga. São traços que ressaltam minha ancestralidade afro-indígena.
Audiodescrição é uma forma de traduzir imagens, sejam elas estáticas ou dinâmicas. Ela faz com que as pessoas com deficiência visual tenham acesso ao conteúdo imagético. Na escola, por exemplo, várias atividades são relacionadas a imagens, fotos, charges, gráficos, desenhos. A audiodescrição está ganhando a simpatia e o interesse de muitas pessoas que enxergam. Então, a gente pode dizer que não só as pessoas com deficiência visual se beneficiam desse recurso. Em um filme, por exemplo, ela cria percepção da experiência do olhar.
A audiodescrição pode tornar um filme, uma peça de teatro, uma exposição, tudo mais acessível para pessoas de baixa visão e para pessoas cegas. Entenda como isso acontece, conferindo a entrevista na íntegra no áudio acima.
Os robôs vão roubar seu emprego?
Os efeitos da inteligência artificial (IA) no cenário nacional, ganham mais espaço e mais relevância no mercado de trabalho.
Obesidade x Doenças Crônicas: entenda a relação e os riscos
No dia a dia é possível reduzir significativamente os riscos e viver de forma mais saudável e longeva.
Um Cotidiano Bem Temperado: Espinafre de Forno
Um prato completo, fácil de fazer e tem um sabor delicioso.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.