Vamos embarcar em uma viagem pela história da Música Popular Brasileira, a nossa amada MPB, e relembrar os grandes nomes, os movimentos que marcaram gerações e, claro, ouvir aqueles clássicos.
A MPB (Música Popular Brasileira) surgiu na década de 60, durante a Ditadura Militar no Brasil. Como uma espécie de sucessão à Bossa Nova, a MPB misturou os ritmos dessa influência musical com os movimentos musicais, desenvolvida a partir de um movimento cultural surgido após o golpe militar de 1964.
A maioria das músicas produzidas no período contestava a ditadura, trazendo questionamentos sobre a situação brasileira de forma poética, criando letras inteligentes e de protesto, muitas vezes de forma disfarçada. Já quando se fala da música brasileira com caráter popular, refere-se ao conjunto de manifestações culturais de influência indígena, africana e europeia no país. É quando passam a coexistir o samba, o jazz, a bossa nova, o sertanejo de raiz, a moda de viola, o baião nordestino, o rock e outros.
Dois movimentos muito importantes para a história da música brasileira foram diretamente influenciados pelo surgimento e popularização da MPB: a Tropicália e a Jovem Guarda. Nos anos 60, a Jovem Guarda, consagrou artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
Mistura de estilos
Essa mistura de estilos e a ideia de que a música deveria ser livre, sem amarras a um estilo único, ajudaram a redefinir a MPB e a prepará-la para o surgimento de novas formas de expressão. Isso fez com que muitos artistas da MPB começassem a explorar mais a liberdade estética, as misturas de estilos e a busca por um som mais plural, inspirado diretamente pelo Tropicalismo.
Vamos conferir mais sobre a nossa querida MPB no Almanaque da Rádio Aparecida!
:: Ouça o Almanaque todos os domingos, às 15h15 pela 104.3 FM, site e App Aparecida!
A arte de desacelerar no mês mais acelerado do ano
A psicóloga Zélia Santana reforça que, em meio ao ritmo de dezembro, desacelerar é um ato de cuidado que devolve presença, organização interna e leveza.
Síndrome do impostor impacta carreira de muitos profissionais
A síndrome do impostor pode limitar carreiras, mas desenvolver autoconfiança é o primeiro passo para crescer profissionalmente.
Confira as notícias desta terça-feira (16) no Notícias em 30
STF avança contra o marco temporal, Câmara aprova flexibilização do arcabouço fiscal para saúde e educação, e frente fria alerta de temporais em SP e RJ.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.