A praça de São Pedro, no Vaticano, ficou quase totalmente ocupada nesta manhã (5). Um público de cerca de 130 mil, entre fieis, representantes de governos, jornalistas e turistas, acompanharam o funeral de Bento XVI.
A cerimônia fúnebre começou pontualmente às 5h30 no horário de Brasília. O papa Francisco, que presidiu o funeral, chegou de cadeira de rodas. Nas primeiras palavras no funeral de Bento XVI, o pontífice pediu que seu antecessor "seja bem recebido por Deus". Ontem, em sua audiência semanal no Vaticano, o Papa Francisco já havia prestado sua homenagem ao pontífice emérito. Francisco chamou seu antecessor de "grande mestre da catequese".
O Vaticano informou que mais de 60 mil fiéis se despediram do papa emérito Bento XVI na Basílica de São Pedro ontem, totalizando 195 mil pessoas desde que o velório foi aberto na última segunda-feira (2).
De origem alemã, Bento XVI, tinha como característica a humildade, era discreto, conservador, e exímio teólogo, deixando para a catequese da igreja uma contribuição tamanha, tendo a oração como um pilar fundamental e sempre trazendo a fé como a maior força do ser humano, assim recordou o Bispo da diocese de Taubaté, Dom Wilson Luis Angotti, que foi nomeado bispo pelo Papa Bento.
O Arcebispo de Belo Horizonte, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, citou a proximidade de Papa Bento com seu predecessor São João Paulo II e recordou os momentos em que esteve junto com ele.
Papa Bento XVI veio ao Brasil para participar da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. O nomeado Cardeal por Bento XVI, arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, relembrou da passagem de Bento pela Capital Mariana da fé, e também um de seus grandes feitos pelo povo do Brasil, a canonização de Frei Galvão, como o primeiro Santo Brasileiro. Dom Damasceno ainda se lembrou de duas falas marcantes do Santo Padre, durante a Conferência de Aparecida.
Com quase oito anos de pontificado, foi em 11 de fevereiro de 2013 que algo inesperado aconteceu, Bento XVI anunciou que sua renúncia aconteceria no dia 28 daquele mês. O Arcebispo de Lages em Santa Catarina, falou sobre o ato de coragem e humildade de Bento XVI ao renunciar.
O Secretário Geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado faz um convite a todos nós cristãos, para que participemos de alguma celebração, para que façamos uma oração por intenção de Papa Bento VXI que retorna a casa do Pai.
Papa Bento XVI estará sempre vivo em nossa memória e em nosso coração como o Papa do amor, assim como destaca o Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner.
Assista o jornal especial na íntegra retratando o legado de Bento XVI:
Rádio Aparecida inicia série de entrevistas especiais sobre a Consciência Negra
A data é relembrada anualmente sendo instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011
Você sabia? Sua alimentação pode melhorar a dermatite
A alimentação é fundamental no controle da doença, já que alguns alimentos podem causar ou piorar os sintomas.
Um Bolo por dia até o Natal: Bolo de Maracujá com Frutas
Novas receitas e sabores para um Natal surpreendente e mais feliz!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.