O momento da Quaresma é o tempo propício para olharmos para dentro de nós e buscar renovação e conversão. Para a Igreja, é também tempo para olharmos para os que mais precisam, para que reflitamos temas pertinentes para a sociedade brasileira. |
Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:
Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10. 33-34)”, a Campanha da Fraternidade teve início nas celebrações da Quarta-Feira de Cinzas e é rememorada nas dioceses e celebrações eucarísticas até o Domingo de Ramos, dia 5 de abril.
Mas por que a Igreja escolhe o momento da Quaresma para reverberar a Campanha da Fraternidade? Segundo o Padre José Além, os 40 dias de penitência e introspecção se fazem necessários para o aprofundamento do mistério da fé. “Dessa forma, reconquistaremos a imagem e semelhança de Deus por nós, para que ressuscitemos em Cristo e sejamos novas pessoas”, completa.
Fraternidade e vida: Dom e Compromisso
Cultivar a fraternidade é aprender a viver como irmãos e a amar uns aos outros. Esse é o mandamento que Jesus deixou. Na vida, vamos percebendo se alcançamos a humildade, buscando constantemente a sabedoria da vida, que é um desafio e uma descoberta permanente.
Por isso o tema da Campanha da Fraternidade de 2020, “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” leva a resgatar e aprofundar o sentido da vida e do amor ao próximo.
Compaixão representada em Cristo e na parábola do Bom Samaritano
Em cada ano, a Campanha da Fraternidade apresenta um aspecto do amor para crescimento na graça e no conhecimento de Cristo.
Tomemos como exemplo a Parábola do Bom Samaritano, narrada no Evangelho de São Lucas, que mostra o homem caído na beira do caminho que foi socorrido pelo samaritano. A atitude do samaritano foi essa: compaixão, ou seja, sentir paixão com a pessoa.
A compaixão é um ato de amor, é um ato de misericórdia e de justiça. Padre José Alem afirma que “se a gente se torna indiferente, isso significa que nós não sabemos amar. Muitas vezes somos egoístas que podemos apenas querer compaixão dos outros quando precisamos e não ter compaixão deles que necessitam também”.
Coloque como inspiração durante a Quaresma, a atitude do bom samaritano, pois ele “viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Lembre-se também que a compaixão é uma atitude que Jesus mostrou ao longo da vida. Para amigos e inimigos, os próximos e os distantes, os que seguiam e os que o perseguiam, ele amava a todos. Exercite, assim, sua compaixão!
Praticar o cuidado: ações práticas do texto-base da CF 2020
O lema da CF 2020 foi retirada das expressões da Parábola do Bom Samaritano: “ele viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Essas três atitudes expressam o valor e o sentido que queremos dar nesse tempo da Quaresma no Brasil de modo especial.
Continuemos a reflexão diante do cuidado. Padre José Alem afirma que “se vemos com o coração, sente compaixão que é uma expressão de amor ao próximo, isso não pode ser uma teoria, deve ser levada a prática com atitudes concretas”.
O texto-base da CF 2020 apresenta sugestões concretas para melhorar cada vez mais a relação com o outro cuidando deles. Elas são guiadas a partir de atitudes em vista de uma Igreja, como Papa Francisco diz, em saída. Essas são algumas atitudes fundamentais:
Valorizar ser cristão como dom e compromisso
A Campanha da Fraternidade de 2020 trata da vida como dom e compromisso. É um convite para uma permanente e profunda conversão pessoal, comunitária e social.
A missão de discípulos missionários de Jesus Cristo é revelar ao mundo o verdadeiro amor que nasce de Deus, e que conduz a Deus. Valorizar a vida e promover a justiça verdadeira é um ato de fé, mas também é um exercício que passa pela vida pessoal de cada um e deve refletir em todos os âmbitos, pois onde eu vou eu sou um cristão batizado, ou seja, você deve viver a vida que corresponde a fé que você assume.
Portanto, Padre José Alem concretiza que “cada vez que celebramos a Campanha da Fraternidade nós estamos procurando descobrir cada vez mais a nossa identidade cristã. E ela realça uma premissa que é fundamental: a caridade. Esse é o verdadeiro sentido da vida. Nós nascemos para aprender a amar e para amar”.
🔊 Acompanhe mais podcasts do especial CF 2020 com Padre José Alem na próxima quarta-feira.
Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.