Ao longo de três sábados do mês de maio alguns colaboradores da Rádio Aparecida participaram no SEPAC (Serviço de Pastoral à Comunicação), em São Paulo, mantido pelas Irmãs Paulinas, de um Curso de Oratória ministrado pela professora Luiza Albuquerque.
O curso ajudou os participantes a trabalhar os recursos vocais relacionados com a postura corporal, além de trabalhar também os cuidados essenciais com o uso da voz como nos conta a jornalista Estéfani Brás que participou das três sessões:
“O curso conseguiu tirar o melhor de cada um de nós, porque não trouxe apenas teoria. Através de exercícios práticos a teoria se transformava em ação, nos ajudando a descobrir qual é a melhor forma para se interagir com o público", e ela completa afirmando que “a professora Luiza, com suas avaliações fez com que pudéssemos melhorar nossa fala e nossa postura corporal”, afirma.
Os participantes puderam então experienciar novas técnicas e novos desafios, saindo da mesmice e da acomodação.
Na primeira semana foram trabalhadas a memória e a apresentação, além de cada um poder conhecer melhor os demais participantes. Na segunda semana foram apresentadas técnicas e modelos de palestras que podem ajudar no trabalho de produção e programação, por exemplo. Por meio de ditados populares se explanou a ideia básica de uma palestra, montando uma apresentação.
Na última semana, além de aprender um segundo modelo de palestra, todos puderam experienciar exercícios de respiração, articulação e ressonância, que são fundamentais na observação e entendimento de como tudo se encaixa durante o processo de comunicação através da locução.
Além do conteúdo, os participantes puderam também conhecer o espaço e as instalações do SEPAC, acompanhados pela irmã Helena Corazza, que os recebeu imensamente bem.
A produtora Gabriela Pedroso afirma que “no geral o curso de oratória nos tirou da nossa zona de conforto nos levando a aprender técnicas novas que podemos utilizar no nosso dia a dia de comunicadores”.
O locutor Vinicius Isquerdo da Rádio POP FM vai nesta mesma direção quando afirma que “o curso de oratória levou os participantes a saírem da zona de conforto, pois como radialistas todos estamos acostumados a falar no rádio, correndo o risco de cair na mesma sistemática de sempre”.
Ao abordar assuntos e temas diferentes daquilo que todos estão acostumados, o curso acabou se transformando num excelente desafio para ele, como comunicador da Rede Aparecida. As técnicas de comunicação que puderam aprender, algumas bem novas, poderão ser aplicadas no dia a dia do rádio e mesmo na vida pessoal, pois “todo ser humano também é comunicação” e neste contexto vale o conteúdo e vale a forma, “fazendo com que diversas técnicas de tornam importante na efetivação do processo de comunicação”.
14 discos brasileiros que completam 50 anos em 2025
Vamos apresentar e relembrar álbuns clássicos que, desde 1975, fazem história na música brasileira.
Como incentivar meus filhos a serem ativos na Igreja?
Não basta só dizer que ter vida de comunidade é bom, é preciso ensinar e exempificar nas atitudes.
Existe diferença da Missa de Domingo para os dias de semana?
Confira a resposta a essa dúvida religiosa!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.