Dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra, foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar, até ser oficialmente instituído em âmbito nacional através da lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, que foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
O Dia Nacional da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. Dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
No decorrer da história, vários cantores e compositores colocaram sua arte a serviço da reflexão sobre estes temas: Milton Nascimento, Dona Yvone Lara, Luiz Melodia e outros!
Aproveite a graça do novo ano para começar a sua conversão
A Igreja pede que recebamos o Sacramento da Confissão ao menos uma vez ao ano no período da Quaresma para nos prepararmos bem para festa da Páscoa.
Especial 2024 Além da Notícia: relembre os fatos que marcaram o ano
Vamos juntos buscando trazer um olhar diferenciado sobre os principais fatos que marcaram o ano que está terminando.
Especial Meditação de Natal com Santo Afonso
O amor é a chave da celebração do Natal para Santo Afonso.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.