Leia MaisNa reportagem da semana, entenda por que pagamos tantos juros no BrasilA taxa Selic caiu quase 8 pontos percentuais desde o fim de 2016. Ao derrubá-la, faz com que o uso das principais linhas de créditos a pessoa física pelos bancos seja mais atrativa e barata, mas não é o que está sendo repassado ao consumidor.
Vitor Velho, economista da LCA Consultores, afirma que não é assim. “Os juros caem, mas a queda não é propriamente pela taxa Selic. É mais uma mudança de regra no crédito rotativo do que algo sistêmico; os juros estão caindo numa velocidade menor que a esperada”.
O que é a taxa Selic?
A taxa Selic corresponde a média de juros que o governo paga por empréstimos tomados dos bancos. Quando a Selic aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo, porque paga bem. Já quando a Selic cai, os bancos são "empurrados" para emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior. Assim, quanto maior a Selic, mais "caro" fica o crédito que os bancos oferecem aos consumidores, já que há menos dinheiro disponível. (Fonte: G1)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.