Conhecido popularmente como o “hormônio do estresse”, o cortisol é um hormônio esteroide produzido pelas glândulas suprarrenais em resposta ao estresse.
Embora seja essencial para diversas funções do corpo, como regulação do metabolismo, resposta imunológica e controle do estresse, níveis elevados e crônicos de cortisol podem ter efeitos negativos na saúde, incluindo aumento do risco de obesidade, diabete, doenças cardíacas e comprometimento do sistema imunológico.
Para saber como o cortisol atua no organismo e como reconhecer os sinais que podem indicar um desequilíbrio do hormônio, confira as dicas da nutricionista Joice Campos.
“Dietas ricas em açúcares refinados, gorduras saturadas e alimentos processados podem contribuir para o aumento dos níveis de cortisol. O sono adequado e de qualidade é essencial para a regulação dos níveis hormonais, pois a privação do sono está associada a aumentos nos níveis de cortisol. A prática regular de exercícios físicos e controle do estresse também pode auxiliar.”
:: Conheça mais conteúdos de nutrição, emagrecimento e saúde aqui!
Comprou e deu problema? Entenda o que diz a lei
Produtos com defeito logo após a compra geram dúvidas, mas a lei garante direitos ao consumidor, tema esclarecido pela advogada Luciana Linares.
Acolhendo a saudade: quando o Natal desperta lembranças
Para a psicóloga Natália Aguilar, a saudade deve ser ponte, não abismo, e as lembranças devem abraçar cada um de nós junto com a esperança.
A arte de desacelerar no mês mais acelerado do ano
A psicóloga Zélia Santana reforça que, em meio ao ritmo de dezembro, desacelerar é um ato de cuidado que devolve presença, organização interna e leveza.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.