A ouvinte Terezinha de Resende (RJ) sempre acompanha as celebrações religiosas pelo rádio ou TV. Sua dúvida é:
Ouça o podcast:
Uma bênção enviada via televisão ou rádio tem sim todo o seu valor, como tem valor alguém que ainda tem que alimentar sua fé pela televisão, pela rádio ou pela internet em razão da pandemia. “Se não fossem essas celebrações não teríamos alimentado nossa fé neste tempo difícil que nós passamos, pois, os meios de comunicação nos ajudaram a viver a nossa fé, a celebrar o Domingo do Senhor, mesmo que comungando espiritualmente, como ainda alimenta a fé daqueles que hoje estão enfermas, ou que são acometidas pela falta de sacerdotes e que impedem a participação presencial na comunidade”.
É preciso fazer uma ressalva: nenhuma celebração virtual vai substituir a importância da vivência na fé e da comunidade junto com os irmãos.
Padre Carlinhos afirma que diferente dos sacramentos, que é uma outra realidade muito mais profunda e complexa, temos a graça de poder viver os Sacramentais. São sinais sagrados que se obtêm pela oração da Igreja, com seus efeitos principalmente de ordem espiritual. Os sacramentais são instituídos para a santificação da Igreja, ou seja, do povo de Deus, de circunstâncias muito variadas da vida cristã, bem como do uso de coisas úteis ao homem. O mais conhecido dos sacramentais é a água benta, que nos remete ao sacramento do batismo.
“Os sacramentais são sinais cotidianos da presença verdadeira de Jesus Cristo para situar os fiéis como participantes da vida divina, assegurando-lhes, em todos os momentos, o ânimo espiritual necessário para que possa realizar plenamente o verdadeiro significado do viver, do sofrer e do morrer por Jesus Cristo”, explica.
:: Ouça mais dúvidas religiosas pelo quadro "Religião também se Aprende"
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.