Não temos o direito de tirar a vida de ninguém, nem mesmo a própria vida.
O pensamento de que a pessoa que se suicida não é salva por Deus é algo muito antigo considerado pela Igreja. É duro, mas é em defesa da vida que a Igreja coloca essa determinação de condenação. É um pouco pesado, mas hoje vivemos outros tempos, e vários estudos nos orientam de outra forma.
Uma pessoa com pensamento suicida não tem paz, mas, se tem consciência, nunca irá cometer o suicídio. Por isso, é preciso um acompanhamento bem de perto. É importante perceber o comportamento das pessoas que estão perdendo o sentido da vida. É aí que está a morte: quando a vida não faz mais sentido, aí se encontra o pecado.
Leia MaisSuicídio e santidadeSuicídio assistido: como a Igreja na Suíça enfrenta essa realidade O que diz a Igreja sobre o suicídio?Suicídio: Como identificar e ajudar? O que leva alguém a cometer o suicídio?Precisamos sempre acreditar na vida e Naquele que nos deu a vida de presente. Precisamos encontrar sentido em tudo que fazemos, porque isso nos preenche, nos faz ver o quanto somos importantes e úteis uns para os outros. Essa dinâmica e interatividade que nos faz lutar na vida.
Precisamos dar atenção a esse nossos irmãos e irmãs que vivem nessa situação, para encorajá-los e fortalecê-los na vida, para mostrarmos para eles o quanto são importantes para nós, evitando que suicídios aconteçam.
Quando acontece um suicídio, devemos continuar acreditando na misericórdia de Deus, que jamais nos abandona. Ele conhece o coração de cada um e irá julgar no amor esse irmão que tirar a própria vida.
Precisamos ser misericordiosos! Não vamos julgar ninguém e vamos rezar por esses irmãos que são vítimas de si mesmos.
:: Leia mais dúvidas religiosas no quadro Religião Também se Aprende
🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Por que rezar para Deus se Ele já nos conhece?
Deus já sabe muito bem do que precisamos, antes mesmo de lhe pedirmos. Deus só espera que peçamos porque não gosta de se intrometer em nossa vida e respeita a nossa liberdade
Confessar e comungar é dever do católico que pratica sua fé?
Padre Henrique explica o terceiro mandamento da Lei da Igreja é ‘Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição’.
Bênçãos dadas pelo rádio e pela TV são válidas?
Para quem não consegue ir a uma Igreja física, o auxílio das transmissões via TV e Rádio são válidas? Entenda!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.