A homenagem musical da Rádio Aparecida vai para um dos grandes cantores baianos de todos os tempos! Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador (BA) em 29 de junho de 1942, mas passou a infância em Ituaçu, no interior. Teve como influência musical as canções típicas do sertão baiano, os dobrados tocados pelas bandinhas em festas religiosas e os discos de Francisco Alves, Orlando Silva, Dorival Caymmi e Luiz Gonzaga, transmitidos pelo serviço de alto-falantes.
Aos nove anos passou a ter aulas de acordeom. Freqüentou programas da Rádio Excelsior, onde conheceu Sivuca e Hermeto Pascoal. Em 1961, ganhou um violão de sua mãe, instrumento que executaria com muita personalidade, influenciado por João Gilberto.
Sua estreia em disco foi em 1962, com um compacto simples lançado pela JS Discos. Nessa época, apresentava-se em programas de rádio e televisão da capital baiana. Em 1964, ao lado de Maria Bethânia, Gal Costa, Tom Zé e outros, participou dos shows "Nós, Por Exemplo" e "Nova Bossa Velha e Velha Bossa Nova", dirigidos por Caetano Veloso.
E esse é só o começo! Ouça no podcast abaixo mais histórias sobre sua biografia e também canções ilustres como “Domingo no Parque”, “Aquele Abraço”, “Refazenda”, “Realce” e muito mais!
Dia do Samba celebra um dos maiores artistas do gênero, Zeca Pagodinho
A festa já começou no Brasil com S com o programa especial dedicado a um dos maiores artistas do samba.
Viva verdadeiramente o Advento com essas 6 dicas!
Entenda os significados mais profundos do Advento com a Rádio Aparecida.
Dia Nacional do Samba: o ritmo do Brasil
Conheça a origem do ritmo que contagia a todos os brasileiros e até quem não é.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.