Continuamos a série especial de grandes vozes da MPB homenageando Tim Maia e Ana Carolina, donos de vozes poderosas, marcantes e encantadoras.
Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia, nasceu no Rio de Janeiro. Aos oito anos, já compunha suas primeiras músicas, aos 15 anos, formou o grupo Os Sputniks, com Roberto e Erasmo Carlos.
Gravou seu primeiro disco em 1968, e dois anos depois, seu primeiro LP, já fazendo aquela mistura de ritmos brasileiros com a música negra americana que se tornou sua marca registrada. Nos anos seguintes, alternou momentos de grande sucesso com longos períodos fora das paradas. Seu nome voltou a ficar em evidência graças ao fato de ter suas músicas regravadas por artistas mais jovens, como Lulu Santos, Marisa Monte e os grupos Paralamas do Sucesso e Skank.
Mais de duas décadas depois de sua morte, a voz, o suíngue e o talento de Tim Maia continuam a influenciar e a servir de referência para as novas gerações.
No próximo dia 9 de setembro, Ana Carolina Souza completa 50 anos. Mineira de Juiz de Fora, cresceu convivendo com a música, pois seus tios-avós eram compositores e instrumentistas, enquanto a avó cantava no rádio.
Em 1999, lançou seu primeiro CD. Ousado e explosivo, este trabalho de estreia recebeu muitos elogios da crítica e conquistou inúmeros fãs para a cantora e compositora, que também mostrava seu talento como percussionista. Nos trabalhos seguintes, apresentou álbuns de excelente qualidade, nos quais misturava POP e MPB, alternando momentos suaves e acústicos com outros mais vigorosos e cheios de suíngue.
Com o tempo Ana Carolina mostrou que tem identidade própria, e com certeza, já está incluída na lista das melhores intérpretes da MPB.
Acolhendo a saudade: quando o Natal desperta lembranças
Para a psicóloga Natália Aguilar, a saudade deve ser ponte, não abismo, e as lembranças devem abraçar cada um de nós junto com a esperança.
A arte de desacelerar no mês mais acelerado do ano
A psicóloga Zélia Santana reforça que, em meio ao ritmo de dezembro, desacelerar é um ato de cuidado que devolve presença, organização interna e leveza.
Síndrome do impostor impacta carreira de muitos profissionais
A síndrome do impostor pode limitar carreiras, mas desenvolver autoconfiança é o primeiro passo para crescer profissionalmente.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.