Ouça o podcast ou, se preferir, leia:
Você tem dúvidas sobre o que são os dogmas da Igreja? O ouvinte Paulo Roberto de Souza de Campinas (SP) gostaria de entender o que é e quantos são. O reitor do Santuário de Frei Galvão, Padre Carlinhos, afirma que a palavra “dogma” quer dizer “verdade”. É uma verdade revelada por Deus que pode estar na Bíblia ou na tradição da Igreja, ou seja, não são inventadas. É feito por uma definição solene da Igreja pelo magistério extraordinário ou por um papa quando se expressa como pastor e doutor Supremo de todos os fiéis.
“Dogma é uma verdade absoluta definitiva imutável, infalível e absolutamente segura sobre a qual não se pode pairar nenhuma dúvida. Uma vez proclamado solenemente, nenhum dogma pode ser revogado ou negado nem mesmo pelo papa”, completa o padre.
Leia MaisMaria no dogma católico Magnificat - O Dogma da Imaculada Conceição de MariaO Dogma Mariano da Assunção da Virgem Maria: Maria antecipa a nossa realidade no céuDogmas Marianos: Imaculada ConceiçãoConheça os Dogmas da Imaculada Conceição e a Assunção de MariaPor que dogmas existem?
Os dogmas são definidos pela autoridade que Cristo concedeu à sua Igreja utilizando uma forma que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável da fé, propõe verdades contidas na revelação divina ou verdades que com estas tem uma conexão necessária. “Há uma conexão orgânica entre nossa vida espiritual e os dogmas, pois são luzes no caminho de nossa fé que o iluminam e tornam seguro”, afirma.
Quantos são os dogmas da Igreja?
A Igreja Católica proclama a existência de muitos dogmas, sendo 43 o número dos principais. Eles estão subdivididos em oito categorias diferentes, são elas: dogmas sobre Deus, dogmas sobre Jesus Cristo, dogmas sobre a criação do mundo, dogmas sobre o ser humano, dogmas marianos, dogmas sobre o papa e a Igreja, dogmas sobre os sacramentos e dogmas sobre as últimas coisas.
🔊 Tirou sua dúvida? Compartilhe com os amigos que possuem curiosidade!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
O Presépio como representação do Natal no Brasil e no Mundo
Pe. Inácio de Medeiros nos apresenta o Presépio do Menino Jesus dede sua criação, em 1223, e sua representação para os cristãos nos dias de hoje.
Músicas de Natal para emocionar sua noite feliz
O Nosso Palco celebra o Natal com uma playlist especial para encantar e embalar sua festividade em família.
É pecado beber no Natal?
Nesta data considerada santa, podemos beber bevida alcoólica e não nos sentirmos culpados?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.