O óleo é um item comum na mesa do brasileiro. Além de utilizado em frituras, compõe leguminosas, carnes e frutas e é ingrediente na fabricação de várias receitas.
Mas você já parou pra pensar no que acontece com o óleo de cozinha depois de usado? Como deve ser descartado?
Esse material não deve ser descartado no ralo da pia e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera, além de correr o risco de entupimento do encanamento da casa e rede pública de esgoto.
Dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), mostram que um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água! |
Qual a solução? A reciclagem do óleo de cozinha usado é uma boa opção. Para realizar a coleta seletiva desse óleo, é necessário colocá-lo em garrafas PET, destinando-as à reciclagem, em algum ponto de recolhimento da sua cidade.
Segundo a SABESP, no Estado de São Paulo atualmente existem 820 pontos instalados em redes de supermercado, farmácias, postos de gasolina e escolas públicas. No site Óleo Sustentável, além de informações sobre o ciclo do óleo, é possível encontrar os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) no Estado.
Acesse www.oleosustentavel.org.br
Ouça a engenheira ambiental e sanitarista Bruna Rodrigues, no quadro ‘Ecologia – Cuidando da Casa Comum’, da Rádio Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.