As músicas natalinas surgiram na Igreja a fim de celebrar o Nascimento de Jesus Cristo e reforçar os valores cristãos. Assim, os padres ensinavam canções e suas crianças cantavam em coro durante a época de Natal em casas e igrejas.
Leia MaisMúsica e resistência: ouça músicas de protesto da época15 anos sem Dorival Caymmi: relembre o seu som da BahiaCopa do Mundo e Futebol: vem curtir músicas dessa paixão nacionalConsciência Negra: artistas cantam a realidade de ser negro no BrasilO registro mais antigo de uma música natalina é da canção “Iesus refulsit omnium”, ou seja “Jesus, luz de todas as nações”, do século IV, atribuída ao Santo Hilário de Poitiers, um dos doutores da Igreja. A tradição de comemorar o Natal com canções e músicas em coral se popularizou rapidamente, e se, a princípio as músicas de Natal possuíam melodias e ritmos musicais muito simples, ao longo do tempo, começaram a se tornar mais complexas e a utilizar mais instrumentos.
Provavelmente a mais conhecida de todas as músicas natalinas tenha sido “Noite Feliz”, originalmente em alemão chamada de “Stille Nacht”. Escrita na Áustria em 1818 pelo padre Joseph Mohr, em parceria com Franz Gruber para ser tocada na Missa do Galo da paróquia de São Nicolau. Oitenta anos depois a música já era conhecida mundialmente. Atualmente tem 330 traduções diferentes, e foi considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco em 2011.
Diante disso, as músicas de Natal se espalham por todo o mundo. “Nosso Palco” te convida a ouvir “White Christmas”, “Natal Branco”, “Noite Feliz” e “Sinos de Belém”:
🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Um sábio e feliz conselho para 2025
Um novo ano com novas atitudes: aprenda a não falar antes da hora e afaste sentimentos como inveja, ciúmes e maldade.
Como voltar à rotina alimentar após as festas de fim de ano?
Retome sua rotina alimentar saudável de forma leve e eficiente, sem abrir mão do prazer e do bem-estar.
Rezemos a Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria
Celebremos Nossa Senhora, Mãe de Jesus, que foi especialmente escolhida por Deus, desde a Eternidade, para tornar realidade a Encarnação de Cristo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.