Notícias

Padre João Clímaco Cabral: fez surgir a Rede Católica de Rádio

Escrito por Rádio Aparecida

04 MAR 2022 - 09H00 (Atualizada em 04 MAR 2022 - 13H35)

Padre João Clímaco Cabral foi diretor da Rádio Aparecida de 1991 a 1996. Nesse período, se fez a primeira experiência de formação de uma rede de rádios via satélite, que daria origem à futura Rede Católica de Rádio (RCR), que seria criada em novembro de 1994, tendo a Rádio Aparecida como uma de suas bases geradoras.

Despertar da vocação

Arquivo Provincial
Arquivo Provincial

Filho de Clímaco Cabral e Maria Júlia Sandy Cabral, nasceu em São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas, no dia 22 de março de 1930. Seus pais mudaram-se para a vizinha Itajubá quando ele ainda era criança. Dessa cidade veio para o Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP). Matriculou-se no dia 20 de junho de 1942 e terminou o curso em dezembro de 1949.

Viveu o ano de Noviciado em Pindamonhangaba (SP), onde fez sua primeira Profissão Religiosa no dia 2 de fevereiro de 1951. Estudou Filosofia, Teologia e matérias afins no Seminário Santa Teresinha, em Tietê (SP). No dia 2 de fevereiro de 1954 fez a Profissão Perpétua.

Quando aluno de Teologia, ficou gravemente enfermo, com colite ulcerosa aguda. Ainda doente e com poucas esperanças de vida, em cadeira de rodas, foi ordenado diácono, em 30 de outubro de 1955. Depois de um internamento na Santa Casa de São Paulo, foi levado de volta para a casa dos pais que conseguiram recuperá-lo.

Em Itajubá, no dia 28 de outubro de 1956, recebeu a ordenação sacerdotal das mãos de Dom Oscar de Oliveira, Bispo Auxiliar de Pouso Alegre (MG).

Atividades como redentorista 

No final daquele mesmo ano pôde iniciar sua vida pastoral. Esteve como cooperador nas paróquias e igrejas do Jardim Paulistano, Penha e São João da Boa Vista. Em 1967 foi nomeado pároco no Jardim Paulistano, permanecendo com essa responsabilidade até 1974.

Passou em seguida para São João da Boa Vista, sendo Superior da Comunidade de 1975 a 1981. Depois de mais dois anos como membro da Comunidade, foi nomeado Mestre de Noviços por dois anos.

Entre 1985 e 1987 esteve ausente da Vida Religiosa. Voltou a integrar-se na Congregação e por dois meses esteve na Comunidade do Seminário Santo Afonso, passando em seguida para a Basílica Nacional. 

Em 2001 celebrou seu Jubileu de Ouro de Profissão Religiosa. Viveu em Aparecida até os últimos tempos de vida. Além da pastoral junto os romeiros, dava continuidade ao aconselhamento psicológico e parapsicológico das pessoas e à pintura, atividades que cultivava desde muito tempo. Chegou a realizar várias exposições de arte desde os tempos em que residia no Jardim Paulistano.

Em 2009, com a saúde bastante abalada, transferiu-se para o Jardim Paulistano. Internado no Hospital Nove de Julho, faleceu na manhã do dia 21 de outubro de 2009.


:: Conheça a história de outros diretores clicando aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...