Padre Rubem Leme Galvão esteve por 10 anos à frente da Rádio Aparecida como diretor, trabalhando muito na sua consolidação e expansão. Sua atuação ficou gravada na mente e no coração do povo pelo programa por ele criado, onde denunciava e corrigia os maus costumes com a “Marreta na Bigorna”.
Ouça sobre sua história:
Despertar da vocação
Nasceu em Lavrinhas (SP), cidade localizada na região do Vale do Paraíba, em 27 de junho de 1924, filho de Francisco Galvão Freire e Maria Luzia Leme Galvão. Até o terceiro ano estudou no Colégio Chagas Pereira, em Aparecida (SP), onde teve como professores D. Virgulina Fázeri, D. Aparecidinha e D. Lourdes Borges Ribeiro.
Ingressou no Seminário Santo Afonso, em Aparecida, no dia 23 de abril de 1935, onde completou os 6 anos de ginásio. Vestiu o hábito redentorista na Basílica Histórica no dia 2 de fevereiro de 1942. Feito o ano de noviciado na cidade de Pindamonhangaba (SP), professou os votos religiosos de pobreza, castidade e obediência no dia 2 de fevereiro de 1943.
Na sequência, mudou-se para Tietê (SP) onde, no Seminário Maior Redentorista Santa Teresinha, cursou os dois anos de Filosofia e os quatro anos de Teologia, sendo ordenado Sacerdote na Basílica Histórica de Aparecida por Dom João Muniz, Bispo Redentorista da Barra (BA), no dia 2 de outubro de 1948.
Atividades como redentorista
Em 1949, foi nomeado como vigário cooperador na Basílica Histórica. Em 1950 e 1951 foi professor em Tietê (SP), assumindo também a responsabilidade
da construção da Igreja de Santa Teresinha, anexa ao Seminário.
Em 1952, tendo feito por seis meses o 2º noviciado em Pindamonhangaba, iniciou a vida de missionário, consagrando-se à pregação das Missões Populares, morando mais tempo nas casas missionárias de Araraquara e Tietê, percorrendo vários estados brasileiros.
3º Diretor da Rádio Aparecida
Por 10 anos foi diretor da Rádio Aparecida, trabalhando muito na sua consolidação e expansão. Depois de um ano de estudo pastoral em Roma, retornou ao Brasil e a partir daí toda sua vida sacerdotal foi dedicada ao anúncio explícito da Palavra de Deus nas Santas Missões.
Para isso, morou alternadamente nas comunidades missionárias de Araraquara (SP), Tietê (SP) e São João da Boa Vista (SP), sendo por várias vezes membro do Conselho Missionário. No trabalho missionário tinha muito cuidado, sobretudo, nos grandes sermões marianos e nas palestras realizadas aos homens e senhoras.
Quando atuou na Rádio Aparecida, Pe. Galvão ficou gravado na mente e no coração do povo pelo programa por ele criado, onde denunciava e corrigia os maus costumes com a “Marreta na Bigorna”. Escreveu pela Editora Santuário os livros “Fatos Pitorescos das Missões Redentoristas” e “Quatro pneus cheios e um coração vazio”.
Padre Galvão recebeu de Deus o dom e carisma de evangelizar com firme e agradável voz, com palavras fluentes e cativantes que fazem dele um exímio conferencista e um pregador zeloso que comove os corações.
Faleceu no último dia 13 de junho de 2022, pouco antes de completar 98 anos de idade.
Padre Galvão celebra, ajudado pelo Pa...maisPadre Galvão celebra, ajudado pelo Padre Gervásiomenos Pe. Gervásio F. dos Anjos e Pe. Rubem...maisPe. Gervásio F. dos Anjos e Pe. Rubem L. Galvão (ainda frater)menos Pe. Galvão, Pe. Pieroni e Pe. Orlando...maisPe. Galvão, Pe. Pieroni e Pe. Orlando Gambi menos Pe. Ruben Leme Galvão faz aniversário...maisPe. Ruben Leme Galvão faz aniversário de 90 anosmenos Pe. Ruben Leme Galvão faz aniversário...maisPe. Ruben Leme Galvão faz aniversário de 90 anosmenos
1/28
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
:: Conheça a história de outros diretores clicando aqui!
É pecado beber no Natal?
Nesta data considerada santa, podemos beber bevida alcoólica e não nos sentirmos culpados?
Jornal da Padroeira: Especial de Fim de Ano
Acompanhe a retrospectiva com os fatos mais importantes da Igreja Católica no Brasil e no Mundo com destaque especial para as ações do Santuário Nacional.
Qual é o verdadeiro Espírito Natalino?
Padre Fernando Sampaio responde dúvidas de ouvintes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.