Padre Zezinho explica o que as imagens de santos e de Nossa Senhora não são verdadeiramente a pessoa, mas sim uma representação, uma lembrança.
Em sua explanação, padre Zezinho conta uma história em que um moço que animava a festa na sua paróquia e comandara a procissão através de alto-falantes. Quando a procissão voltou para a igreja com a imagem, ele já estava lá na frente animando, então ele disse ao povo: "Aplausos para Nossa Senhora, que acaba de entrar na igreja".
Com essa história, Padre Zezinho explica que as imagens de santos e de Nossa Senhora são uma lembrança, uma representação de uma pessoa que os católicos respeitam.
Confira a explicação completa:
Ao dizer isso, é claro que na cabeça dele estava claro que aquela imagem representava Nossa Senhora, mas não era Nossa Senhora. Só que na hora de falar, ele falou como se fosse a própria Nossa Senhora, em carne e osso ou descida do céu, que estava entrando naquela igreja.
Qual foi o erro dele? Ele tinha um conceito que guardou para si e não soube expressá-lo. Então, mostrou uma coisa concreta, que era a imagem, e tratou uma coisa concreta como se a imagem fosse a pessoa que ela representava.
Leia MaisO culto das imagensIsto, e muitas outras coisas semelhantes a esta, levam muitos cristãos católicos e até evangélicos a confundir as coisas. Ou você gosta tanto da Bíblia? Mas não é do livro, e sim das palavras, o conteúdo do livro que você respeita.
Também a imagem traz uma lembrança de uma pessoa que não sabemos como era: Traz o rosto de Maria, só que esta imagem não é Maria.
O moço poderia ter dito: "Aplausos para Nossa Senhora, que está simbolizada naquela imagem que acabam de trazer no andor!"
Ele não explicou e, portanto, disse uma coisa que foge ao conceito da imagem: a imagem não vale por si mesma, ela vale por quem ela representa, e a representada não estava entrando ali naquela porta; era só a imagem dela. Às vezes falta isso na nossa Igreja, e é por isso que nos confundimos.
🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Especial Meditação de Natal com Santo Afonso
O amor é a chave da celebração do Natal para Santo Afonso.
Como Nossa Senhora gostaria que fosse o Natal?
Como seria uma conversa entre Maria e José sobre o aniversário de seu filho, Jesus?
Reze conosco o Terço Especial de Natal!
Rede Aparecida de Rádio reúne colaboradores para desejar a todos os ouvintes um feliz e Santo Natal!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.