No quadro 'Viver como Jesus Viveu', da Rádio Aparecida, o Padre Zezinho aborda o tema do casamento entre pessoas de religiões diferentes.
Na Igreja Católica é permitido o casamento misto, desde que um respeite a fé do outro. Padre Zezinho também conta a história de um casal em que cada um tinha uma religião, mas que um deles não respeitava a fé do outro.
Abordando o ecumenismo, padre Zezinho explica que não é necessário trocar de religião, mas sim respeitar o outro como irmão.
Confira:
Padre Carlinhos, do quadro "Religião também se Aprende", responde a dúvida do ouvinte Everton Santos, de Belo Horizonte (MG) sobre isso.
A diferença de confissão entre os cônjuges não constitui obstáculo insuperável para o casamento, desde que consigam colocar em comum o que cada um deles recebeu em sua comunidade, e aprender um do outro o modo de viver sua fidelidade a Cristo.
No caso de um casamento entre pessoas de práticas religiosas diferentes, nós temos duas situações:
- O matrimônio misto, que é celebrado entre um católico e um batizado não católico, ou seja, batizado numa outra Igreja cristã;
- O casamento com disparidade de culto, que é celebrado entre um católico e um não batizado.
Conforme o direito em vigor na Igreja, um casamento misto exige, para sua licitude, a permissão expressa da autoridade eclesiástica (CDC, Can 1124).
Em caso de disparidade de culto, requer-se uma dispensa expressa do impedimento para a validade do casamento (CDC, Can 1086).
Essa permissão ou dispensa supõe que as duas partes conheçam e não excluam os fins e as propriedades essenciais do casamento, como também as obrigações contraídas pela parte católica no que diz respeito ao Batismo e à educação dos filhos na Igreja Católica (DCD, Can 1125).
Nos casamentos com disparidade de culto, o cônjuge católico tem uma missão particular:
“Pois o marido não cristão é santificado pela esposa, e a esposa não cristã é santificada pelo marido cristão” (1 Cor 7,14).
Um sábio e feliz conselho para 2025
Um novo ano com novas atitudes: aprenda a não falar antes da hora e afaste sentimentos como inveja, ciúmes e maldade.
Como voltar à rotina alimentar após as festas de fim de ano?
Retome sua rotina alimentar saudável de forma leve e eficiente, sem abrir mão do prazer e do bem-estar.
Rezemos a Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria
Celebremos Nossa Senhora, Mãe de Jesus, que foi especialmente escolhida por Deus, desde a Eternidade, para tornar realidade a Encarnação de Cristo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.