Leia MaisBatismo do Senhor: Padre Rubens explica sobre este sacramentoPor que a Igreja exige padrinhos no batismo e na crisma?A vocação cristã começa no batismo e reforça a nossa féO que diz o Papa sobre o Batismo?Papa Francisco explica o significado do batismoPadrinhos de batismo precisam ser casados na Igreja?O Batismo na Igreja Católica Brasileira é reconhecido pelo Vaticano?
Padre Henrique Maciel, missionário redentorista, afirma que é possível encontrar escritos sobre o batismo nos documentos da Igreja, no ritual de batismo, na palavra de Deus na Bíblia e no catecismo da Igreja Católica.
No número 1226 do Catecismo da Igreja Católica, afirma que “o Santo Batismo é fundamento de toda a vida cristã, o Pórtico da vida no Espírito”. “Significa que a porta da vida espiritual, que dá acesso aos outros sacramentos é pelo batismo. Ao sermos batizados somos libertos do pecado, e regenerados como filhos de Deus nos tornamos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja, nos tornando participantes da missão de Jesus”, afirma padre Henrique.
São Gregório de Nazianzo descreve o batismo como “o mais belo e magnífico dos dons de Deus chamando-lhes dom, graça, função, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo e tudo que há de mais precioso”. Ou seja, o batismo imprime em nós um caráter indelével, uma marca que não se apaga.
O sacramento do Batismo se fundamenta na palavra de Deus. Assim diz a oração de benção da água batismal:
“Oh Deus, pelos sinais visíveis dos sacramentos realizais maravilhas invisíveis ao longo da história da salvação. Vós nos servistes da água para fazer nos conhecer a graça do batismo já na origem do mundo, o vosso espírito pairava sobre as águas para que elas concebessem a força de santificar. Nas próprias águas do dilúvio prefigurastes o nascimento da nova humanidade de modo que a mesma água sepultasse os vícios e fizessem nascer a Santidade. Concedestes aos filhos de Abraão atravessar o Mar Vermelho a pé enxuto para que, livres da escravidão, prefigurassem o povo nascido na água do batismo. Vosso filho Jesus Cristo ao ser batizado nas águas do Jordão foi ungido pelo Espírito Santo e pendente da Cruz do seu lado aberto pela lança, fez correr Sangue e Água e após a ressurreição, Ele ordenou os apóstolos “Ide e fazei meus discípulos todos os povos e batizai em nome do pai do filho e do Espírito Santo””.
O Batismo tem o seu fundamento na palavra de Deus. João Batista disse ao pregar a todos: “Eu batizo com a água, mas virá aquele que batizará com Espírito Santo”. Nos Evangelhos é possível acompanhar o momento em que ele batiza Jesus no Rio Jordão, significado importante para nós, cristãos.
Podemos nos batizar mais de uma vez? Ouça a explicação abaixo:
Ouça o quadro "Religião Também se Aprende" no Com a Mãe Aparecida e no Clube da Manhã aos fins de semana!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.