“Converte-nos, a ti, Senhor, e nos converteremos” (Lm 5,21)
O Senhor nos dá a força de começar de novo. Seja um novo ano, um novo tempo, um recomeço na vida material e claro, na vida espiritual.
Mas querer se converte vai além da confissão, vai do ato verdadeiro e puro de arrepender-se dos seus pecados e viver, de fato, um caminho novo, o caminho do Senhor e de Sua Palavra. É preciso que Deus dê a você um coração novo. A conversão é uma obra da graça divina que reconduz nosso coração ao céu.
Mas quando é momento certo para se confessar? O ouvinte Luiz Paulo de Ferraz, de Barra do Piraí (RJ), pergunta ao quadro “Religião também se Aprende”:
“De quanto em quanto tempo é preciso confessar-se?”
A Igreja pede que recebamos o Sacramento da Confissão ao menos uma vez ao ano, no período da Quaresma, para nos prepararmos bem para festa da Páscoa. Porém, a confissão não deve ser vista como uma obrigação, mas sim uma grande graça de Deus para recebermos a sua misericórdia e voltarmos a ter uma amizade com Ele.
Confessar-se ao menos uma vez a cada ano assegura a preparação para a Eucaristia mediante a recepção do Sacramento da Reconciliação, que continua a obra de conversão e perdão do Batismo.
“O que eu quero dizer com isso é que se queremos ter uma vida eucarística frutuosa, é preciso passar pelo Sacramento da Confissão com uma certa frequência, principalmente quando estamos conscientes de que estamos em pecado grave, ou seja, fora da amizade e comunhão amorosa de Deus”, afirma Pe. Carlinhos.
Recomenda-se que também que confessemos os pecados veniais, mas devemos entender que a confissão não deve ser encarada como um peso, uma obrigação, mas uma oportunidade para receber o amor de Deus que nos reconcilia com ele e nos faz seres novos, abrindo para uma chuva de graças.
Aproveite a graça do novo ano para começar a sua conversão!
:: Gostou deste conteúdo? Confira mais temas do Religião também se aprende!
Especial 2024 Além da Notícia: relembre os fatos que marcaram o ano
Vamos juntos buscando trazer um olhar diferenciado sobre os principais fatos que marcaram o ano que está terminando.
Especial Meditação de Natal com Santo Afonso
O amor é a chave da celebração do Natal para Santo Afonso.
Como Nossa Senhora gostaria que fosse o Natal?
Como seria uma conversa entre Maria e José sobre o aniversário de seu filho, Jesus?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.