Sabemos que a bondade de Deus elevou Maria, Sua Mãe, ao Céu. E é aí que está a diferença entre assunção e ascensão.
Vamos entender melhor: Na Ascensão de Jesus, Ele sobe ao céu por Sua força própria. Já na Assunção de Maria, Ela é elevada ao Céu, não por sua força, mas pela Graça de Deus.
Para compreender a assunção de Maria, o padre Lucas Emanuel, missionário redentorista, explica a diferença entre assunção e ascensão:
O Catecismo da Igreja, quando fala da Assunção de Maria, nos apresenta assim:
“Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo.”
Leia MaisA Assunção de MariaA relação da Assunção de Maria com as mulheresAssunção de Maria: contexto histórico deste DogmaAssunção de Maria e os mistérios gloriosos do rosárioA relação da Assunção de Maria com a ressurreição e Ascensão de JesusA Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos:
“Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte […]”. (Liturgia bizantina, festa da dormição de Maria).
Nossa Senhora dormiu e foi elevada aos Céus. É isso que Deus quer também para nós: nos elevar ao Céu, nos dando o descanso merecido, nos aliviando de todos os sofrimentos e angústias que vivemos em nossa história. Nesse sentido, veremos que nossa morte é Graça de Deus. Dormimos para este mundo, para adentrarmos na eternidade que Deus nos reservou.
Acompanhe a explicação completa desta dúvida, que ainda confunde muita gente:
Maria Efigênia da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG) quer saber o que é o dogma da Assunção de Nossa Senhora?
Padre Henrique Maciel, missionário redentorista, responde ao quadro “Religião Também se Aprende” que Maria é considerada, e é decretado pela Igreja, que ela foi Concebida Sem Pecado, por isso nós a chamamos Nossa Senhora de Imaculada Conceição, ou seja, ela nasceu sem a culpa do pecado original.
“Ela foi privada de tudo isso para ser a mãe do Salvador e, sendo Maria alguém que não experimentou o pecado, poderia ela experimentar da Morte?”, questiona.
No Dogma de Nossa Senhora Assunta ao Céu, a Igreja declara que Maria foi elevada à presença de seu filho Jesus e de Deus no céu de corpo e alma porque ela não teve pecado.
O Dogma da Assunção da Virgem Maria foi proclamada solenemente pelo Papa Pio 12 no dia 1º de novembro de 1950. A sua festa é celebrada no dia 15 de agosto.
🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos sobre esse mistério divino!
Tire mais dúvidas religiosas com o quadro "Religião também se Aprende"
Músicas de Natal para emocionar sua noite feliz
O Nosso Palco celebra o Natal com uma playlist especial para encantar e embalar sua festividade em família.
É pecado beber no Natal?
Nesta data considerada santa, podemos beber bevida alcoólica e não nos sentirmos culpados?
Jornal da Padroeira: Especial de Fim de Ano
Acompanhe a retrospectiva com os fatos mais importantes da Igreja Católica no Brasil e no Mundo com destaque especial para as ações do Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.