Na celebração de Ramos, os fiéis têm a tradição de levar para a Igreja os ramos para serem benzidos e colocados no portão ou na porta da frente de casa.
A ouvinte Neide Arruda de Jesus, de Osasco (SP), traz uma dúvida ao quadro “Religião também se aprende” sobre objetos abençoados:
Objetos abençoados podem ser descartados em qualquer lugar? Qual o destino que devemos dar a eles?
A realidade dos objetos de devoção, quando são abençoados, traz consigo uma representação do Sagrado, marcando a experiência de fé. “Quando eu abençoo um crucifixo e coloco no pescoço, significa que aquele crucifixo deve me lembrar de que sou cristão e que devo me portar como tal, e que também tem uma proteção de Deus que me ama e me acompanha na minha estrada”, explica Pe. Carlinhos. “O objeto de devoção não tem poder em si, não é uma coisa mágica, mas ajuda a elevar meu coração e meus pensamentos a Deus”.
Como descartar?
Os objetos de devoção são finitos, ou seja, quebram, despregam algum acessório e por isso a Igreja pede que seja tratado com respeito na hora de descartar e que não sejam tratados de qualquer forma, porque é um objeto abençoado.
Um objeto de devoção só tem o seu pleno valor na inteireza do sinal, de modo que possa transmitir a mensagem que cabe a ela. Se o objeto for uma imagem ou uma peça de gesso ou barro pode ser enterrado ou destruído pelo fogo, mas não se recomenda ficar guardando objeto quebrado ou descartar no lixo.
No caso dos Ramos, leve à Paróquia para que queime junto com os outros ramos bem antes da Quarta-Feira de Cinzas, pois com a queima dos Ramos do ano anterior que são feitas as cinzas. Se não for possível, queime ou enterre. “O importante é o respeito e o decoro com as coisas sagradas”, pede Pe. Carlinhos.
:: Participe do quadro “Religião também se aprende” ligando para a produção no horário comercial (12) 3104-4437 ou (12) 3104-4438 ou também pode mandar um e-mail para produção@radioaparecida.com.br
Os robôs vão roubar seu emprego?
Os efeitos da inteligência artificial (IA) no cenário nacional, ganham mais espaço e mais relevância no mercado de trabalho.
Obesidade x Doenças Crônicas: entenda a relação e os riscos
No dia a dia é possível reduzir significativamente os riscos e viver de forma mais saudável e longeva.
Um Cotidiano Bem Temperado: Espinafre de Forno
Um prato completo, fácil de fazer e tem um sabor delicioso.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.