Desde 1937, os Missionários Redentoristas sonhavam com a criação de uma emissora de rádio, que ampliasse a ação apostólica do Santuário Nacional. Naquele tempo, a televisão estava dando os primeiros passos no Brasil, sendo o rádio a principal plataforma de comunicação, condição que ostenta até os dias de hoje.
A outorga do canal radiofônico foi conseguida somente em 1950, com a autorização de instalação publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de dezembro de 1950. A partir daí, iniciou-se a fase dos estudos técnicos, a elaboração das plantas e sua aprovação, a preparação dos orçamentos, a aquisição e instalação de equipamentos e transmissores, com a montagem dos estúdios que funcionariam num pequeno prédio perto do Seminário Bom Jesus.
:: Pioneirismo e ousadia marcam a trajetória da Rádio Aparecida
A Rádio Aparecida foi inaugurada oficialmente às 9 horas do dia 8 de setembro de 1951, operando na frequência de 1600 “quilociclos” (como se falava na época). Sua potência inicial era de apenas 100 watts, e mal atingia as cidades vizinhas. Em 1955, foi criado o Clube dos Sócios como um canal de participação dos ouvintes e uma ferramenta de manutenção da Rádio Aparecida.
Ao longo de sua história, outras frequências foram sendo conseguidas e a rádio passaria por três endereços distintos, com a necessidade continuada de ampliação de suas instalações. Hoje, a Rádio Aparecida opera em dois canais de FM, tem suas duas programações on-line e também é captada em aplicativos móveis.
:: Saiba como escutar a Rádio Aparecida
Rede Aparecida de Rádio
Nos anos de 1990, foram feitas as primeiras iniciativas de transmissão via satélite. Hoje, geradora da Rede Aparecida de Rádio, a Rádio Aparecida tem seu sinal disponibilizado via satélite para as emissoras parceiras, e os ouvintes podem captar seu sinal pelas antenas parabólicas. As rádios da Rede recebem o sinal por streaming, por satélite ou por downloads baixados do site da rede. E temos ainda o site da Rede alocado no A12.
Pensando no futuro
O futuro não nos surpreende, ele já é construído a cada dia!
A partir de 2017, por determinação do Governo Federal, a Rádio Aparecida realizou o processo de migração de sua frequência de Ondas Médias para a Frequência Modulada. No dia 12 de outubro de 2018, às 23h59, o canal de Ondas Médias, que operava desde 1951 foi desligado e, em seu lugar, passou a operar um novo canal de FM.
Com o processo de migração concluído, a emissora reformulou sua programação, passando a transmitir uma nova programação fundamentada em quatro pilares: formação, informação, evangelização e entretenimento, pois conforme gostamos de afirmar: “a fé está no ar”.
Os projetos de comunicação da Rádio aparecida são realizados hoje através de duas programações: uma para a FM 104,3 e outra para a FM 90,9, conhecida como POP FM.
Passo importante foi dado em setembro de 2019 com o início das transmissões da programação pelo Canal do YouTube, possibilitando uma melhor interação dos ouvintes com os comunicadores tanto da Rádio Aparecida como da Rádio POP. Agora não se pode apenas ouvir, mas também se pode ver a Rádio Aparecida.
Por fim, em setembro de 2020 lançamos o projeto Rádio Aparecida – 70 anos. E assim nos projetamos para o futuro onde a Rádio Aparecida quer continuar a história gloriosa herdada daqueles que nos antecederam.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.