No dia 22 de outubro, a Igreja celebra o dia de São João Paulo II. Karol Wojtyła foi o Papa que teve o terceiro mais longo pontificado da história da Igreja e um dos processos de canonização mais rápidos da história.
Antes de ser padre, ele foi ator de teatro e jogador de futebol, praticou durante muito tempo montanhismo, remo e esqui, seu esporte predileto, que continuou praticando até a idade de 73 anos. Ao escolher o nome de João Paulo II, ele integrou em forma de agradecimento os seus dois antecessores, Paulo VI e João Paulo I.
Os números do pontificado de João Paulo II são realmente impressionantes: ele beatificou 1.340 pessoas e canonizou mais de 450 santos, quantidade maior que a soma de todos os seus antecessores dos cinco séculos passados.
Ele se encontrou com 17,5 milhões de pessoas em 1.164 audiências semanais. Durante o seu papado, mais de mil chefes de estado e de governo passaram pelo Vaticano e ele se tornou a pessoa mais vista da história da humanidade, pois se estima que pelo menos 500 milhões de pessoas tenham visto ele de perto.
O Papa João Paulo II realizou quatro visitas ao Brasil. A primeira visita em 1980, quando participou do Congresso Eucarístico Nacional de Fortaleza (CE) beatificou José de Anchieta e esteve em Aparecida para consagrar solenemente o Santuário Nacional. Em 1991, na segunda visita, João Paulo II foi a Salvador visitar Irmã Dulce e também beatificou Madre Paulina. Na sua terceira passagem pelo Brasil, em 1997, a visita realizou-se por ocasião do II Encontro Mundial com as famílias na Cidade do Rio de Janeiro. Na sua quarta visita, ele apenas pousou no Brasil para o reabastecimento de seu avião quando se dirigiu à Argentina.
Ele teve tempo para visitar 130 países e ainda escreveu 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 46 cartas apostólicas, além de centenas de discursos, homilias e conferências. Se tudo que foi escrito por João Paulo II o fosse reunido em volumes, existiria o equivalente a 20 Bíblias. Durante seu pontificado, escreveu em média 3.000 páginas por ano.
:: Veja a importância da Rádio Aparecida nas visitas dos papas
"Santíssima Trindade, nós vos agradecemos
por teres dado à Igreja São João Paulo II
e por terdes feito nele resplandecer
a ternura da vossa paternidade,
a glória da cruz de Cristo,
o esplendor do espírito de amor
e o amor a vossa Mãe Santíssima.
Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia
e na materna intercessão de Maria,
ele, São João Paulo II,
foi para nós uma imagem viva de Jesus, o Bom Pastor,
indicando-nos a santidade
como a mais alta medida da vida cristã ordinária,
caminho para alcançar a comunhão eterna convosco,
Segundo a vossa vontade,
concedei-nos por sua intercessão
as graças que precisamos e imploramos
na esperança de que sejamos atendidos.
Amém."
Acolhendo a saudade: quando o Natal desperta lembranças
Para a psicóloga Natália Aguilar, a saudade deve ser ponte, não abismo, e as lembranças devem abraçar cada um de nós junto com a esperança.
A arte de desacelerar no mês mais acelerado do ano
A psicóloga Zélia Santana reforça que, em meio ao ritmo de dezembro, desacelerar é um ato de cuidado que devolve presença, organização interna e leveza.
Síndrome do impostor impacta carreira de muitos profissionais
A síndrome do impostor pode limitar carreiras, mas desenvolver autoconfiança é o primeiro passo para crescer profissionalmente.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.