Notícias

Série do Dia da Consciência Negra destaca "Resistência por meio da arte"

Escrito por Rádio Aparecida

11 NOV 2024 - 08H24 (Atualizada em 11 NOV 2024 - 12H20)

Miguel Serrano Ruiz/shutterstock

Dando continuidade a série de entrevistas em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Rádio Aparecida entrevistou o intérprete de samba da Salgueiro e Mocidade Alegre, Igor Sorriso, que falou sobre o tema “Resistência por meio da arte”.

A série especial deseja refletir sobre o simbolismo da data celebrada no próximo dia 20 de novembro. O dia é relembrado anualmente, sendo instituída oficialmente pela Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011. A celebração faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, sendo um símbolo de luta contra o racismo no Brasil.

Em entrevista, Igor Sorriso, destacou a arte, em especial o samba e o carnaval, como um canal de expressão e resistência para a população negra.

Youtube Rádio Aparecida
Youtube Rádio Aparecida


“Eu vivo da arte hoje em dia, vivo da música e sou muito grato, muito feliz por poder viver dessa oportunidade. A arte é uma forma de expressão, seja através da música, da dança, do teatro, a arte é uma forma de conexão do povo, conexão com meus ancestrais, meus antepassados. Poder passar uma mensagem através da arte é de suma importância. Em muitos momentos da nossa história, onde nosso povo preto foi discriminado e sofreu muito preconceito, muita falta de espaço, a forma de se expressar era através da arte. Então o carnaval faz com que a gente consiga conectar a nossa história e mostrá-la para todas as pessoas.”

Sobre sua trajetória de sucesso, Igor Sorriso, destacou sua luta e os desafios enfrentados para viver da arte no Brasil e consolidar seu nome no cenário atual da música. 

“É muito complicado viver e sobreviver da arte no Brasil, sempre foi, porque muita gente não vê como um trabalho, como uma profissão. Hoje eu consigo ter uma relevância maior dentro do cenário da música, mais foi com muito trabalho, então hoje eu luto em prol dos meus amigos, das pessoas que buscam um lugar ao sol, porque eu sei da dificuldade que é viver da arte no Brasil. O mais importante é acreditar em si sabe, porque a confiança é que faz a gente conseguir realizar nossos objetivos. Acreditar, confiar e se aprimorar para sempre ser um artista, seja qual for o ramo da arte, se tornar um profissional melhor para conseguir alçar voos maiores.”


Assista à entrevista na íntegra:

:: Confira as últimas notícias da Rádio Aparecida!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...