Seguindo a tradição da Igreja, o sexo antes do casamento é pecado. Mas vamos entender então o porquê de a Igreja ensinar assim. Essa é uma questão moral, pelo fato de a Igreja entender o sexo como uma prática conjugal e para a procriação.
A Igreja descreve a sexualidade como muita beleza e esplendor, como podemos ler no Catecismo da Igreja (P. 2360). "A sexualidade está ordenada para o amor conjugal entre um homem e uma mulher. No casamento a intimidade corporal dos esposos se tornam então um sinal e um penhor de comunhão espiritual".
No Catecismo (P. 2362), pode-se perceber a importância e a dignidade do sexo no casamento. "Os atos com os quais os cônjuges se unem íntima e castamente são honestos e dignos, quando realizados de maneira verdadeiramente humana, significam e favorecem a mútua doação pela qual os esposos se enriquecem com o coração alegre e agradecido. A sexualidade é fonte de alegria e de prazer".
O próprio Criador estabeleceu que, nesta função de geração de procriação que nos é dada, que os esposos sentissem prazer do corpo e do espírito. A Igreja quer resguardar a beleza do amor verdadeiro, por isso coloca como pecado o sexo antes do casamento.
Sobre namorar uma pessoa que já foi casada, nessa questão podemos falar de nulidade de casamento. A Igreja, por fidelidade à palavra de Jesus Cristo, afirma que não pode reconhecer como válida uma união, se o primeiro casamento foi válido.
Existem caminhos para essa nulidade, mas é preciso disposição para encontrar essas soluções. Sendo constatada a nulidade, a Igreja não vê empecilhos para uma nova união. Diante desse questionamento, é justo que Deus sempre abençoa um amor verdadeiro. Não podemos julgar, já que não conhecemos os corações. Estes, só Deus os conhece.
Ouça a explicação completa com o Padre Lucas Emanuel, missionário redentorista.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.