Comprar um carro ou uma casa. Mudar os hábitos ou ser uma pessoa melhor. Emagrecer ou simplesmente melhorar a alimentação são alguns dos desejos que vem à tona a cada final de ano.
Os sentimentos, muitas vezes, são de esperança e oportunidade de renovação pelo ano novo que chega. O problema é que nem sempre esses desejos são mantidos durante os 365 dias do ano.
O Notícias em 30, jornal da Rádio Aparecida, transmitiu uma série de reportagens especiais sobre as promessas de começo de ano. As reportagens são de Estéfani Braz e os trabalhos técnicos de Marcos de Prado.
Crescimento pessoal
Um levantamento da rede social Twitter, realizado entre os dias 29 de dezembro de 2017 e 5 de janeiro de 2018, mostrou que, entre as principais metas dos brasileiros naquele início de ano, estavam ir para academia, conseguir um emprego novo, parar de fumar, viajar e emagrecer.
Para alguns, alcançar o objetivo sozinho é uma tarefa tranquila. Para outros, é necessário procurar por ajuda e, nesse processo, a busca por um acompanhamento profissional pode ser uma saída para quem não consegue manter.
Para Nelson Fragoso, professor de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o problema é que as pessoas traçam objetivos sem desejar, de fato, essas mudanças.
Jéssica Ferraz é advogada e teve um ano de 2017 complicado e conta que teve como objetivo, ajeitar a vida em 2018 e terminar o que havia deixado para trás. Apesar de árdua, alcançar a meta traçada trouxe um novo ânimo.
Crescimento profissional
A leve retomada da economia não foi o suficiente para ganhar a confiança do trabalhador brasileiro que continua em busca de um emprego com carteira assinada.
De janeiro a outubro de 2019 foram abertas 912 mil vagas formais, o maior saldo verificado para o período desde 2014. Apesar disso, o Brasil tem hoje 12 milhões e meio de desempregados.
Para quem tinha como meta mudar de emprego, isso trouxe um pouco de insegurança. Não para Maria Cláudio Ribeiro, formada em Publicidade e Propaganda, que nadou contra a maré e foi em busca do objetivo traçado para 2019: deixar o interior para viver na capital trabalhando com o que gosta.
O caminho para se alcançar o objetivo, muitas vezes, é tortuoso e exige renúncia; no caso de Maria Cláudia, ela precisou trabalhar por um tempo fora da área de formação até conseguir atingir a meta.
Sair de um emprego e ir em busca de uma nova oportunidade, assim como fez a publicitária Maria Cláudia, deve ser muito bem analisado e a preparação é essencial em um momento em que a economia começa uma leve retomada.
Leonardo Berto é gerente de recrutamento da Robert Half e fala da importância da autoanálise neste processo. Já Nelson Fragoso, professor de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ressalta que a principal meta de vida deve ser a felicidade.
Melhora da saúde
Assim como Stefany Conti, que é radialista, quem nunca começou o ano dizendo que iria focar na academia, se exercitar mais, melhorar a alimentação ou que iria ser o ano de emagrecer?
Dar o ponta pé inicial é a maior dificuldade enfrentada no processo de mudança de hábitos. O cansaço, a preguiça, a adaptação ou até mesmo se privar de comer aqueles alimentos gordurosos ou cheios de açúcar estão também entre os maiores obstáculos.
Não desistir é o segredo para alcançar o que se deseja e, talvez, 2020 seja a chance para Stefany conseguir mudar os hábitos!
O esforço traz recompensas e ir atrás do objetivo varia de pessoa para pessoa. Cada um, a sua maneira, como é o caso do comerciário Bruno Mantovani. Após ultrapassar seus próprios limites, Bruno só busca manter o empenho e a determinação.
Ter clareza do objetivo é a chave para quem quer começar, mesmo que a passos lentos, cumprir a meta, como fala a nutricionista Maria Flavia Sgavioli. “Começar devagar ajuda a aguentar mais tempo no propósito e favorece a transformação”, sugere.
A Fé como combustível para continuar
Não é só a conquista de bens materiais que se tem como promessas de ano novo. O aprofundamento na vida espiritual, ter mais empatia, agradecer mais a Deus pelo que já foi conquistado e lembrar dEle durante este processo também estão no planejamento de muitas pessoas que querem ter o sentimento de renovação no ano que chega.
O Padre José Carlos de Melo, o Padre Carlinhos, lembra que planejar significa tomar as rédeas da vida e, sentir de fato, a responsabilidade de decidir sobre a própria existência.
Buscar ser uma pessoa melhor para si e para os outros é o propósito feito pela jornalista Maria Beatriz Cruz Germano. E para não aumentar o risco de errar, a Maria Beatriz tenta sempre se lembrar do que a fez querer melhorar as próprias atitudes.
Independente do resultado o importante, ressalta o Padre Carlinhos, os erros também ensinam muito.
Como manter o foco para alcançar as metas?
Colocar uma meta para ser cumprida durante o ano é mais fácil do que realizá-la? Para algumas pessoas, essa é resposta é sim.
Mas algumas dicas podem ajudar você a se organizar e chegar ao objetivo traçado. A primeira delas é sempre revisar as metas estabelecidas, como explica Nelson Fragoso, professor de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Outra meta importante para grande parte dos brasileiros tem a ver com o planejamento financeiro. Pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta os seguintes desejos:
- guardar dinheiro (49%).
- planejamento de uma viagem (30%)
- a compra ou reforma da casa (28%)
- tirar as finanças do vermelho (27%)
Ana Rosa Vilches, educadora financeira da DSOP lembra que a família é papel fundamental neste processo. Stefani França, personal trainer, segue o ritual de listar, anualmente, os planos para o próximo ano e conferir os que havia feito.
A educadora financeira lembra que a família é papel fundamental neste processo. E por falar em família, Stefani desejou e planejou também a chegada do primeiro filho. O resultado? Veio mais rápido que o esperado.
E se o que você prometeu ou estabeleceu como meta ainda não deu certo, não deixe de acreditar. O Padre José Carlos de Melo, Padre Carlinhos, lembra que você nunca estará sozinho e o seu caminho não é igual ao de outras pessoas.
🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.