Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:
Desde 2018, no governo Temer, e até 2020, com Bolsonaro presidente, cerca de 474 agrotóxicos foram liberados pelo Ministério da Agricultura.
A última liberação foi de 16 novos agrotóxicos para o uso de agricultores. Desses 16, dois são produtos biológicos e 14 são defensivos químicos. Pela legislação brasileira, tanto os produtos biológicos, utilizados na agricultura orgânica, quanto os químicos, utilizados na produção convencional, são considerados agrotóxicos.
Graves resultados do uso de agrotóxicos
É comum o uso de agrotóxicos na agricultura, não somente no Brasil, mas no mundo todo. Geralmente, são usados para evitar algum tipo de praga em uma plantação. Porém, em geral são utilizados inadequadamente, gerando riscos à saúde e, às vezes, levando até à morte.
As mortes e intoxicação pelo uso desses produtos acabam se tornando um grande problema de saúde pública. Pesquisas apontam que ocorrem mais de 200 mil mortes por ano no mundo, em virtude de problemas gerados pelo uso de agrotóxico.
Bruna Rodrigues, engenheira ambiental e sanitarista afirma que “precisamos estar atentos a esses produtos que estão sendo utilizados na nossa alimentação. Dê preferência a produtos orgânicos, geralmente produzidos pelas comunidades locais e pelos produtores rurais”.
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.