Notícias

Uso de telas na infância: Quando o excesso pode prejudicar?

Escrito por Rádio Aparecida

06 NOV 2024 - 11H00 (Atualizada em 06 NOV 2024 - 12H33)

fast-stock/shutterstock

O uso excessivo de telas pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. A Dr.ᵃ Blenda Oliveira, convidada especial do Bom Dia em Família, destacou a importância de equilibrar o tempo de tela com atividades saudáveis e supervisionar o conteúdo consumido.

Interações sociais e virtuais podem apoiar o desenvolvimento, mas o uso excessivo pode levar ao isolamento social. O recomendável é limitar o uso a uma hora diária, priorizando interações sociais e brincadeiras ao ar livre, como explica a psicoterapeuta. 

“Existem pontos positivos e negativos para o desenvolvimento cognitivo. Quando usados ​​de forma controlada e com conteúdo educativo, os aparelhos eletrônicos podem servir como estímulo às habilidades cognitivas como a resoluções de problemas, aprendizado de novas línguas e até ajudar as crianças a desenvolver habilidades motoras finas e cooperativas. Os pontos negativos estão ligados ao tempo de tela, especialmente com conteúdo de baixa qualidade, prejudicando a criança e podendo interferir na qualidade do sono, na consolidação da memória e no desenvolvimento cerebral. Além disso, a exposição a conteúdo inapropriado, como violência e mensagens negativas, podem afetar o bem-estar emocional das crianças, aumentando o risco de ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental. Os especialistas geralmente recomendam que o tempo de tela seja equilibrado com outras atividades essenciais para o desenvolvimento saudável como brincadeiras ao ar livre, leitura e interação social.”

Doutora Blenda ainda indica alguns sinais importantes que os pais devem observar para identificar se o uso da tela está prejudicando os pequenos ou não.

“O primeiro sinal é dos próprios pais, o fato deles não estarem gerenciando esse tempo da tela. Então as crianças usam a tela por um tempo maior porque há uma permissão para isso. A função de regular esse tempo é função dos pais. Eles podem retirar o celular ou propor outras atividades. Quando a criança mostra sinais como dificuldade para dormir, não come bem porque precisa estar sempre com alguma tela, não consegue conversar e quando pega a tela se isola, são sinais de que esse tempo que está sendo permitido é muito longo.”

Assista o conteúdo na íntegra:

:: Veja as últimas notícias da Rádio Aparecida!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...