Nesta quarta-feira (10), o episcopado brasileiro iniciou a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que acontece de 10 a 19 abril no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida.
Pela manhã os bispos participaram da Santa Missa de Abertura com Laudes no Santuário Nacional, presidida pelo arcebispo de Porto Alegre–RS e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler.
Em seguida os bispos seguiram para o Centro de Eventos para participarem da Sessão de Abertura da 61ª AG CNBB. Em suas palavras, Dom Jaime Spengler destacou a importância de ter clareza sobre a missão da Igreja para dar passos assertivos para o serviço do Evangelho.
“A identidade e a missão da Igreja não é outra que Evangelizar, ser sacramento de salvação no mundo. Contamos com uma tradição belíssima capaz de assegurar que a oportunidade que nos apresenta não pode ser desperdiçada e, ao mesmo tempo, somos convidados a avaliar e talvez renovar com critérios evangélicos as estruturas para que estejam verdadeiramente ao serviço do Evangelho e da evangelização.
Isso certamente requer de todos nós um caminho de discernimento e, ao mesmo tempo, de criatividade pastoral. Fazemos votos que tendo presente a identidade e a missão da Conferência, como peregrinos da esperança possamos em espírito de comunhão e participação, traçar indicações que respondam aos desafios do tempo presente, tendo em vista uma Igreja sempre mais mistagógica, acolhedora, samaritana, ou seja, missionária”.
O Missionário Redentorista e reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, também participou da sessão de abertura, explicando alguns dados sobre o trabalho do Santuário Nacional e também sobre a missão dos Missionários Redentoristas em Aparecida.
“Como todo centro de peregrinação, o Santuário de Aparecida é um lugar de esperança e de espiritualidade, nossa vocação mais importante é acolher os peregrinos e enviá-los em missão”.
Em seguida, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, saudou a todos os presentes, e desejou uma abençoada assembleia a todos.
“Façamos uma experiência de fraternidade. Somos todos irmãos. Façamos uma experiência de sinodalidade, caminhemos juntos com nossas diferenças. Façamos uma experiência de amizade social, vamos viver aqui a Campanha da Fraternidade. Façamos a experiência de peregrinos, é tão importante a Mãe estar nos esperando de braços abertos e com as mãos cheias de graça. Mãe Aparecida, que Ela nos cubra com seu manto maternal. E então uma boa, frutuosa, abençoada assembleia”.
O Núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, também compôs a mesa na sessão de abertura e agradeceu o convite e a oportunidade de participar deste grande encontro.
“Agradeço o convite para participar da Assembleia Geral que como todas as outras é uma escola cheia de inspiração e ação do Espírito Santo e Jesus Cristo. Que Nossa Senhora Aparecida, que invocaremos muitas vezes durante esses dias, nos dê a graça de enriquecer com a nossa comunhão”.
Por fim, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, também deixou algumas palavras para o episcopado brasileiro.
“Uma alegria de estar aqui entre vocês e também um temor de falar diante de uma Assembleia tão numerosas como a Assembleia dos Bispos do Brasil. Agradeço com simplicidade, e com simplicidade todos nós ouviremos a Palavra, que o Espirito que sopra em todos nós para ouvir a sua voz”.
Ainda hoje, às 10h30, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, se reúnem em coletiva de imprensa com os jornalistas credenciados para a apresentação do Relatório do Presidente, com a síntese das ações da CNBB, sob a condução de sua nova presidência no período que compreende a última assembleia. A coletiva pode ser acompanhada pelo link a12.com/cnbb.
Em seguida, o bispo de Dori em Burkina Faso, dom Laurent Dabiré, fará testemunho sobre a realidade da Igreja em seu país, às 11h50.
Ao final deste primeiro dia de Assembleia, inicia o retiro dos Bispos, a partir das 16h e segue durante toda a quinta-feira (11). Como parte do momento de oração, neste dia, os bispos vivenciarão a celebração penitencial, às 10h30.
Confira a galeria de fotos da manhã deste primeiro dia da 61ª AG CNBB:
1/9
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.