Assembleia Geral CNBB

Como é o processo eleitoral para os cargos da CNBB?

Bispos no Santuário de Aparecida estão realizando votações para cargos importantes na entidade durante a Assembleia Geral

Escrito por Redação A12

03 MAI 2019 - 14H39 (Atualizada em 24 ABR 2023 - 09H53)

CNBB

Aqui no A12, você acompanha a cobertura completa do importante encontro dos bispos do Brasil no Santuário Nacional de Aparecida, a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que segue até o dia 28 de abril. 

Leia Mais2º dia de Assembleia Geral: episcopado avalia regimento interno da CNBBSanto Terço e Missa concluem primeiro dia da Assembleia GeralA edição deste ano é marcante, pois o episcopado brasileiro irá eleger aqueles que desempenharão funções e serviços na Conferência nos próximos quatro anos.

Presidência e cargos importantes serão definidos

Nesta segunda-feira (24), na Assembleia Geral, estão sendo realizadas  as votações, entre elas a escolha para a nova presidência da CNBB, que será composta da seguinte forma:

⏩ Presidente;

⏩ 1º vice-presidente;

⏩ 2º vice-presidente;

⏩ Secretário-geral

Os bispos também irão escolher 12 presidentes das Comissões Episcopais permanentes, dois representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), e dois participantes do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, que será concluído no Vaticano em outubro de 2024

CNBB
CNBB


Como será a votação?

A eleição da CNBB tem o voto secreto e direto, realizado em 17 urnas eletrônicas instaladas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, cada uma com dois bispos responsáveis, um presidente e um secretário. Eles vão garantir o sigilo e a privacidade dos eleitores no processo de votação.

A quantidade de votações é feita a partir do que está estabelecido no artigo 28 do Estatuto Canônico da CNBB. A norma prevê a realização de votações separadas para cada um dos cargos. É considerado eleito aquele que atingir a maioria de dois terços dos votos, no primeiro ou no segundo turno.

Caso o mais bem votado não alcance esse número nas duas primeiras votações, um terceiro turno é feito entre os dois candidatos mais votados no segundo, elegendo aquele que conseguir maioria absoluta. Havendo empate, será considerado eleito o mais antigo por tempo de ordenação episcopal.

O mandato tem duração de quatro anos, sendo permitida uma única reeleição consecutiva para o mesmo cargo. Ao serem eleitos, os bispos irão exercer os cargos para os quais foram designados, porém continuam em suas dioceses.

Luiz Lopes / CNBB
Luiz Lopes / CNBB

Quem pode votar e ser votado?

De acordo com o estatuto da CNBB, somente um bispo com menos de 71 anos pode ser eleito para a presidência e as vice-presidências

Quem está na presidência não pode concorrer a um terceiro mandato em qualquer um dos cargos. Assim, os membros da atual gestão da CNBB estão elegíveis para um segundo mandato no mesmo cargo ou para outra função no mesmo órgão constitutivo.

Somente os atuais 326 bispos ativos podem votar; os eméritos não têm direito a voto e também não podem ser votados.

remove_red_eye Você já pode visitar a página especial do A12 sobre a Assembleia Geral, com a cobertura dos principais temas abordados nas sessões e as entrevistas coletivas, com os resultados das reflexões e encaminhamentos dos temas. As celebrações durante os dias da assembleia, que acontecerão às 18h30, serão transmitidas pela TV Aparecida e pelo Aparecida ao Vivo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Assembleia Geral CNBB

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...