A maior Conferência Episcopal do mundo se reuniu na Capital Mariana da Fé durante 10 dias, para orar, refletir e discutir em torno do tema central — A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora — e outros assuntos em 27 sessões, durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB).
Cada bispo trouxe na bagagem suas vivências pastorais, conquistas e dificuldades para serem partilhadas com os demais. Entre as plenárias, reuniões e debates de temas importantes para a Igreja Católica e para a sociedade, os bispos ainda participaram de um retiro e celebração ecumênica.
No importante evento, tivemos a visita e a participação do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, que pregou o retiro aos bispos do Brasil com o tema: “Caminho Sinodal” e as meditações sobre a “Comunhão, participação e missão” e também do presidente da Conferência Episcopal de Burkina Faso e Níger, Dom Laurent Birfuoré Dabiré, que relatou o drama do terrorismo na região.
Os bispos realizaram a “Conversa no Espírito” em mesas sinodais para discernir as decisões da Igreja no Brasil, em sintonia com o Sínodo dos Bispos realizado em outubro de 2023 no Vaticano, divulgaram quatro mensagens (ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo brasileiro e ao povo católico), além de atender aos profissionais de comunicação em entrevistas coletivas sobre os temas abordados na Assembleia.
O Santuário Nacional de Aparecida há 13 anos sedia o principal encontro do episcopado brasileiro, com uma estrutura completa com as sessões realizadas no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho.
Diversos setores da Casa da Mãe e da CNBB trabalharam com muita fé e dedicação durante os dias da Assembleia Geral, mostrando que a Rainha e Padroeira do Brasil intercede por cada um de nós e também pelos 486 bispos e devotos de Aparecida, para a tomada das decisões importantes da Igreja em nosso país.
“Na Casa da Mãe tem afago, tem ternura! Um motivo de alegria e satisfação, mas também a Mãe segue dizendo para nós: 'Faça tudo o que meu Filho vos disser'. A Mãe é Intercessora, e isso repercute de uma forma toda especial e nos inspira nestes dias aqui no Santuário Nacional de Aparecida”, disse Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Acompanhe este vídeo exclusivo do Portal A12, que além de mostrar os bastidores da Assembleia Geral, revela que, em Aparecida, o episcopado brasileiro transmite a todos os homens de boa vontade um sinal de unidade e fidelidade, sob o olhar vigilante da Mãe da Igreja:
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.