O Santuário Nacional acolhe, nesta sexta-feira (19), no Altar Central, a Santa Missa com Laudes, concluindo a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.
A Eucaristia foi celebrada pelo presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler e concelebrada pelos outros membros da presidência, o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, Dom João Justino de Medeiros Silva, o arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência, Dom Ricardo Hoepers.
Na homilia, o presidente da CNBB pontuou que a Assembleia não terminou, mas que uma etapa havia sido concluída e que ela continua em cada comunidade:
“Retornando hoje às nossas realidades locais, somos instigados a dar continuidade à nossa Assembleia. Ela não terminou, ela concluiu essa etapa, agora ela continua. Então, possam as nossas comunidades participar mais intensamente dos processos de que participamos nesses dias juntos ao Santuário Nacional e assim, quando aqui nos encontrarmos no próximo ano, possamos oxalá dar outros passos, passos maiores e avançar, pois caminhar é necessário”.
“Caminhar pelo homem”, pediu Dom Jaime diversas vezes durante sua reflexão, diante da Primeira Leitura (At 9, 1-20). Inspirado por Santo Agostinho, que dizia que “a Verdade e a Vida todos desejam, mas o Caminho nem todos o encontram”, o presidente da CNBB afirma que caminhar pelo homem, pelo ser humano é a razão e motivação de todas as atividades e iniciativas pastorais.
“Iluminados pelo Evangelho, empenhamos nossa juventude, forças e a vida e aqui creio estar a razão de ser das diversas iniciativas pastorais que caracterizam nossas atividades, o cotidiano de nossas comunidades, de nossa conferência”.
Leia MaisDom Irineu Roman comenta os trabalhos da 1ª semana de AGCNBBE trazendo à tona o Evangelho (Jo 6, 52–59), em que Jesus afirma que o próprio caminho para se ter vida é comer a Sua Carne e beber o Seu Sangue, o presidente da CNBB diz que essa intenção aponta para o ser humano na sua humanidade concreta.
“Chamados, ungidos e enviados para anunciar que para participar da vida em plenitude é necessário comer a Carne e o Sangue do Filho do Homem, fazer próprio o modo de ser, os sentimentos do Senhor, por isso nunca é demais recordar que não se pode separar a fé da defesa da dignidade humana, da evangelização, da promoção de uma vida digna para todos, da espiritualidade do empenho pela dignidade de todos os seres humanos. O Caminho requer de nós disposição, engajamento e determinação. A vida requer generosidade, cuidado e promoção. A verdade requer perspicácia, sensibilidade, serenidade.”
No momento especial da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, Dom Jaime convidou os presidentes dos Regionais da CNBB para rezarem pelas realidades locais, suas dioceses, presbíteros, diáconos, catequistas e ministérios.
E convidou para que todos os bispos rezassem o “Objetivo geral da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil”, contida no livrinho da Celebração destinado aos bispos, como um lembrete de suas ações pós-Assembleia:
Assista à missa de encerramento:
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.