Neste domingo (28) foi iniciada a segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a Santa Missa das 18h, no Altar Central do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, presidiu a celebração eucarística que contou com a presença dos Franciscanos por ocasião dos 200 anos do nascimento de Santo Antônio de Santana Galvão.
A Assembleia Geral segue até a próxima sexta-feira, 02 de agosto, com o objetivo de assegurar a votação de temas que devido à pandemia e a exigência da presencialidade do Estatuto da CNBB não puderam ser votados durante a primeira etapa. Leia MaisConheça os temas que serão votados na 59ª Assembleia Geral da CNBB Santa Sé aprova tradução brasileira do Missal Romano59ª Assembleia Geral: CNBB vai atualizar seu estatuto
Em entrevista ao A12, o presidente da CNBB disse que em relação à expectativa para esses dias de assembleia traz no coração a esperança.
“Será um momento de viver a experiência da comunhão, pois ela é a nossa força e o sustento. Então, enquanto trabalhamos, oramos e convivemos vamos nos fortalecer para servir mais e melhor o povo Deus e a Igreja Católica no Brasil”, afirmou
1/25
Em sua homilia dom Walmor recordou o dia dedicado aos catequistas, celebrado neste último domingo do mês de agosto. “Os catequistas no Brasil são uma grande multidão, por isso merecem nosso apreço e também o nosso tratamento em relação a este ministério. São gente de fé, cuidando da fé de muita gente”.
Aos bispos e padres presentes na celebração, destacou:
"Nossos corações não são de gente que participa de uma convenção, mas de servidores do povo de Deus, coração de peregrinos, como o dessas pessoas que aqui nos cercam e que vêm pela fé, porque confiam na proteção da Mãe, Maria. Estamos aqui com o coração de discípulos e missionários e nesse nosso coração trazemos uma tarja de luto pelas muitas vítimas em razão da Covid-19, mas também da violência e pelas milhares de pessoas que vivem em carência alimentar. Porém, também nosso coração tem motivo para se curar".
Nesse sentido, o bispo recordou dois sentimentos do salmista:
Igreja Sinodal
Nesta segunda etapa da Assembleia Geral da CNBB diversos temas serão votados e discutidos. No entanto, o tema central para aprofundamento é “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”.
De acordo com Dom Walmor, trata-se de um caminho que a Igreja está construindo em comunhão com o Papa Francisco e o mundo todo para que a Igreja se torne mais forte e obtenha mais vigor missionário.
Veja a Santa Missa na íntegra:
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.