O cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), fez um apelo à comunidade internacional sobre a situação dos povos indígenas no Brasil.
Durante a 58ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, realizada em Genebra, cardeal Steiner denunciou violações sistemáticas e a omissão do Estado na proteção dos territórios indígenas.
A ONU tem acompanhado com preocupação a situação dos povos indígenas brasileiros, especialmente em relação ao Marco Temporal. Em fevereiro de 2024, relatórios especiais do organismo classificaram como um “grande retrocesso” a proposta do ministro Gilmar Mendes de complementar a Lei 14.701/23.
Segundo cardeal Steiner, “os direitos desses povos estão sendo reformados e negociados para atender interesses econômicos, principalmente a exploração mineral”.

Dom Leonardo criticou, também, a mesa de negociação criada pelo Supremo Tribunal Federal, ao afirmar que essa iniciativa busca acordos sobre direitos que deveriam ser inalteráveis.
O cardeal alertou para a insegurança vivida pelos povos indígenas, mencionando ataques armados contra comunidades Avá-Guarani e Guarani-Kaiowá. “Nos territórios existem violações sistemáticas de omissão estatal”, denunciou.
Steiner reforçou que os povos indígenas já rejeitaram a proposta de negociação. Para ele, a solução é respeitar o que já foi decidido pela Suprema Corte em 2023, que declarou a inconstitucionalidade do Marco Temporal. “Direitos humanos fundamentais não podem ser negociados, devem ser garantidos”, concluiu.
:: Como estão os povos indígenas no Brasil de hoje?
Fonte: Vatican News
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.