Em tempos de fake news, não só as notícias são falsas, mas também muitos sites, perfis e até mesmo páginas nas mais diversas redes sociais. Quem nunca ouviu uma declaração atribuída a Jô Soares ou Arnaldo Jabor, belas aspas de Clarice Lispector, sendo que nenhum deles possa ter escrito muitos arquivos já viralizados?
O mesmo problema acontece com artistas, personalidades e instituições, pois brotam páginas e mais páginas falsas o tempo inteiro. Algumas alimentadas por fãs, outras cheias de más intenções, muitas vezes pedindo doações em dinheiro.
.:: Acesse aqui todas as nossas redes sociais oficiais
.:: Leia também: Fake News: Veja quatro conselhos do Papa e se livre delas
Abaixo, o A12 trouxe algumas dicas pra você não sair por aí acreditando em qualquer coisa:
1 . Confira se existe um selo de verificação/autenticação cinza ou azul, que confirma se a página é verdadeira ✅
2. Observe bem a periodicidade de atualizações. Perfis e páginas fakes gostam de reproduzir postagens, inclusive fotos, para ajudar a manter a farsa.
3. Use ferramentas de pesquisa de imagem como o Google para garantir que as fotos são únicas e não estão sendo usadas em outras contas.
4. Postagens sem sentido ou nenhuma postagem em geral podem ser mais um motivo para acreditar que o perfil é fake.
5. Caso desconfie, denuncie. No Facebook, por exemplo, clique na parte superior direita de uma página (onde tem os três pontinhos) em “Dar feedback ou denunciar”, selecione o motivo e toque em “Enviar”.
::Leia mais: Fake news atrapalha informação do brasileiro
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.