Na última quarta-feira (18), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota onde manifesta reprovação a toda e qualquer iniciativa que sinalize para a flexibilização do aborto a exemplo das últimas medidas do Ministério da Saúde, constantes da Portaria GM/MS de nº 13, publicada no último dia 13.
Leia MaisIgreja reitera sua posição contrária ao aborto e defende a vida humanaCinco vezes em que o Papa Francisco reagiu ao abortoA portaria permitiu a revogação de outra portaria que determina a comunicação do aborto por estupro às autoridades policiais. Os bispos do Brasil pedem esclarecimentos do Governo Federal, considerando que a defesa do nascituro foi compromisso assumido em campanha e também sobre a retirada do país do Consenso Internacional de Genebra, que entre os seus pontos tem a luta contra métodos abortivos.
Assinada pela presidência da CNBB, a nota enfatiza que “qualquer atentado contra a vida é também uma agressão ao Estado Democrático de Direito e configura ataques à dignidade e ao bem-estar social”.
Confira a íntegra do documento da Conferência a favor da vida
A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR
Nota da CNBB
“Diante de vós, a vida e a morte. Escolhe a vida!” (Dt 30,19)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não concorda e manifesta sua reprovação a toda e qualquer iniciativa que sinalize para a flexibilização do aborto. Assim, as últimas medidas, a exemplo da desvinculação do Brasil com a Convenção de Genebra e a revogação da portaria que determina a comunicação do aborto por estupro às autoridades policiais, precisam ser esclarecidas pelo Governo Federal considerando que a defesa do nascituro foi compromisso assumido em campanha.
A hora pede sensatez e equilíbrio para a efetiva busca da paz. É preciso lembrar que qualquer atentado contra a vida é também uma agressão ao Estado Democrático de Direito e configura ataques à dignidade e ao bem-estar social.
A Igreja, sem vínculo com partido ou ideologia, fiel ao seu Mestre, clama para que todos se unam na defesa e na proteção da vida em todas as suas etapas – missão que exige compromisso com os pobres, com as gestantes e suas famílias, especialmente com a vida indefesa em gestação.
Não, contundente, ao aborto!
Possamos estar unidos na promoção da dignidade de todo ser humano.
Brasília-DF, 18 de janeiro de 2023
Comissão para Vida e Família ressalta a importância da promoção e do cuidado integral da mãe e da criança
Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, agradece a nota da presidência da entidade e ainda pediu que os fiéis católicos tenham clareza em relação ao posicionamento da Igreja sobre a inviolabilidade da vida humana.
“Como Igreja, sempre iremos defender – e reiteramos nesta nota – a nossa posição em relação à vida como algo sagrado, inalienável e que tem uma dignidade que não pode ser desrespeitada. As leis preveem isso e o nosso coração cristão, com certeza, vem confirmar pela nossa fé de que Deus nos deu este grande dom que é a vida. Vamos cuidar!”, afirmou.
Confira neste vídeo a declaração de Dom Ricardo
Fonte: CNBB
Sirva com amor: a verdadeira grandeza está em servir ao próximo
Na reflexão desta semana, Pe. Célio Lopes nos lembra da importância de servir com amor ao próximo, assim como Jesus nos ensina.
80 anos de Auschwitz: a urgência de lembrar para não esquecer
Conheça a história de santos e mártires do Holocausto, que foram luz na escuridão. Confira!
“Que todos celebremos a Páscoa juntos”, pede Papa Francisco
O Papa Francisco destacou a importância da unidade cristã e sugeriu que todas as denominações celebrem a Páscoa na mesma data, em gesto concreto de diálogo e fraternidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.