A história de um município em geral começa com a formação de um pequeno povoado que se dá por causa de sua localização ou alguma atividade específica desenvolvida na região. Os povoados, em geral, começam com um pequeno grupo de pessoas que se estabelece numa determinada localidade e que conforme as condições mais ou menos favoráveis, passa a atrair mais e mais pessoas e com isso as atividades vão se diversificando e se multiplicando.
No Brasil normalmente o povoado, também chamado no passado de “freguesia”, cresce até tornar-se uma vila. Com isso, novas modificações vão sendo feitas num ritmo cada vez mais veloz. Dependendo da localização geográfica e de outros fatores favoráveis como água abundante e facilidade de transporte e locomoção o povoado pode experimentar um grande crescimento num curto espaço de tempo. Na marcha da evolução as árvores vão sendo derrubadas para dar lugar a plantações, pastagens e todo o tipo de construções. O próximo passo se dá quando uma vila, crescendo e se desenvolvendo, alcança as condições necessárias para se transformar numa cidade.
Muitas vezes se usa a palavra cidade como sinônimo de município, mas elas não significam a mesma coisa. O município, em geral, compreende a cidade ou a área urbana e a área ou zona rural. Existem casos de municípios que tem uma zona rural quase que inexistente ou muito reduzida.
Municípios e cidades mais recentes
Existem casos que municípios ou de cidades que vão se desenvolvendo ao longo do tempo passando por um processo lento de crescimento. Há casos de municípios que nunca alcançarão um patamar de ser considerado uma grande cidade, mesmo tendo teoricamente as condições adequadas.
Alguns municípios se originam de outro que já existia. Isso ocorre quando um município se divide ou perde parte de seu território. Dizemos então que essa parte se emancipou, ou seja, adquiriu independência. Mas para que a emancipação acontece requer certas condições especiais.
Há também o caso de cidades que são planejadas, surgindo da noite para o dia, crescendo num ritmo muito mais veloz. Como exemplo citamos Goiânia, Teresina, Belo Horizonte e mais recentemente Palmas, no Tocantins. No processo de criação primeiro se estuda a região, se escolhe o local onde será erguida a nova cidade, traçando sua planta com ruas, avenidas e bairros. Um dos mais conhecidos exemplos de cidade planejada é o de Brasília (DF) que surgiu do nada no Planalto Central, congregando hoje mais de 2,5 milhões de habitantes.
A história dos municípios e suas transformações
É importante que sejamos conhecedores da história de nosso município, valorizando os seus moradores que são o seu primeiro e maior patrimônio. Um município deve ter ainda a preocupação de recolher e preservar o seu patrimônio histórico, uma vez que documentos como fotografias, textos e objetos não deixam que sua origem e evolução se percam nas brumas do tempo.
Leia MaisSaiba a diferença entre Judas Tadeu e Judas IscariotesPor outro lado, as construções mais antigas nos ajudam a compreender a história e evolução de um município. É muito interessante ver que em alguns municípios já cresceu a consciência da necessidade de preservar sua memória, mantendo pelo menos algumas construções que remontam à época de sua origem.
Uma grande dificuldade que enfrentamos em nosso país é a falta de memória histórica de nossa gente. Com isso, rapidamente nos esquecemos das coisas e dos fatos do passado e a história vai se perdendo.
Isso se explica, em parte, pelo ritmo veloz com que as mudanças acontecem, transformando completamente a paisagem local num curto espaço de tempo. E assim não se consegue mais acompanhar a rápida evolução. Um dos exemplos mais visíveis desta transformação é o caso de São Paulo, cidade que num espaço de 50 anos se transformou completamente tornando-se hoje a maior megalópole da América latina.
Muitos municípios passaram por processo mais ou menos parecido com o de São Paulo, sofrendo grandes transformações num curto espaço de tempo. Já em outros, as mudanças ocorrem bem mais devagar.
É importante que não percamos o rumo de nossa história, aproveitando desse tempo em que mais uma vez acontecerão as eleições em nível municipal para cobrar dos vencedores a preservação e continuação de nossa história, pois este é o legado que deixaremos para os que nos sucederão na empolgante aventura de construir o município ou cidade que todos nós almejamos.
O legado de Frei Joel Postma, referência da música Litúrgica no Brasil
Frei Joel Postma, referência na música litúrgica no Brasil, faleceu em Belo Horizonte. Ele foi assessor do Setor de Música Litúrgica da CNBB por 13 anos e criou o CELMU e o ODC.
Indulgência plenária do Dia de Finados: como conseguir?
O Dia de Finados é oportunidade de rezar pelos fiéis falecidos e também de obter indulgência plenária.
Qual a expectativa da Igreja para o Jubileu 2025?
Participantes do Sínodo em Roma falam do que esperam para o Jubileu Ordinário da Igreja, que terá início no fim deste ano
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.