O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em todo o mundo no dia 21 de março, chama a atenção da sociedade para a luta pelos direitos, bem estar e inclusão das pessoas que nasceram com a síndrome.
Reunindo iniciativas que contribuem para a inclusão das pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual em todos os espaços da sociedade, o Movimento Down produz conteúdos diversificados para ajudar famílias, profissionais e o público em geral a combater preconceitos e a buscar condições efetivas de inclusão.
⏩ Uma pessoa com Síndrome de Down pode receber o Sacramento do Matrimônio?
Para comemorar a data, a Down Syndrome International, organização internacional comprometida em melhorar a qualidade de vida de pessoas com a trissomia mundo afora, encoraja as organizações e comunidades ao redor do mundo a organizar eventos e atividades para promover a conscientização sobre a síndrome de Down.
Segundo a Coordenadora geral do Movimento Down, Maria Antônia Goulart, ampliar o acesso à informação é fundamental para que as pessoas conheçam seus direitos e possam exercê-los.
“Assim como as outras pessoas, quem nasce com síndrome de Down vem ao mundo cheio de potencialidades” Maria Antônia Goulart, Movimento Down
“O acesso aos serviços de saúde para a estimulação das crianças com Síndrome de Down desde o nascimento é um grande desafio para garantir o pleno desenvolvimento das crianças nessa condição”, afirmou. Maria Antônia citou ainda a educação como um grande desafio nos dias atuais. “Ainda são comuns casos de escolas que rejeitam a matrícula de crianças com Síndrome de Down ou que condicionam a mesma ao pagamento de taxas extras pela família ou de contratação de um profissional para atender seu filho."
Para o Movimento Down, o acesso à informação faz toda a diferença na vida de uma pessoa com Síndrome de Down e de sua família, desde o seu nascimento. Por meio de informações atualizadas e de qualidade, é possível compreender que, assim como as outras pessoas, quem nasce com síndrome de Down vem ao mundo cheio de potencialidades.
A principal plataforma de ação do Movimento é um portal na internet que traz informações sobre temas como saúde, educação e direitos. O Movimento Down disponibiliza gratuitamente publicações para download sobre os mais variados temas.
Entre os principais projetos do movimento, está o ‘acolhimento de recém-nascidos’. Trata-se de kits com materiais informativos sobre a síndrome de Down para pais de primeira viagem e conteúdos direcionados a profissionais e instituições que fazem o acolhimento a estes pais.
A coordenadora geral evidencia ainda que a estimulação precoce também é fundamental para a aquisição de habilidades como o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças com síndrome de Down. A coleção de guias de estimulação do Movimento Down traz exercícios que podem ser feitos em casa. Com o apoio de especialistas, o movimento produz instrumentos de apoio para fomentar a educação inclusiva, orientações educacionais e recursos para a valorização do ensino regular.
Outro projeto citado é o ‘To Brincando - Movimento Down e Correios’, localizado nas dependências do Instituto de Pediatria (IPPMG – UFRJ), com capacidade para atender 100 crianças. O espaço é um centro de pesquisa e extensão onde, a partir de brinquedos e brincadeiras, são desenvolvidas metodologias e estratégias de apoio ao desenvolvimento de crianças com síndrome de Down.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.