O arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte1 da CNBB, o Cardeal Leonardo Steiner foi eleito presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) na XXV Assembleia Geral, que foi realizada de 27 a 30 de setembro.
Dom Leonardo já é familiarizado com o Cimi, em que trabalhou ativamente quando foi bispo de São Félix do Araguaia (MT) junto com dom Pedro Casaldáliga e em defesa da pessoa humana, chegando a encaminhar diversas questões relativas aos povos indígenas, como os xavantes e tapirapé.
O novo presidente do Cimi, que se encontra em Roma para o Sínodo dos Bispos, enviou mensagem falando da importância de evangelizar os povos através de uma presença misericordiosa e com esperança.
“Vamos procurar continuar a acompanhar os nossos povos indígenas assim, como foi feito pelos diversos presidentes nesses 50 anos. Deus nos ajude a continuarmos a servir, Deus nos ajude a continuarmos a perceber onde estão as maiores dificuldades para podermos apoiar”
Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho (RO) e agora ex-presidente do Cimi, ao relembrar os 8 anos à frente da instituição através de "um serviço de amor aos pobres e à terra", agradeceu todos os missionários, funcionários e colaboradores dos regionais, manifestando apoio à nova diretoria.


Durante a XXV Assembleia Geral, o Cimi trouxe um panorama alarmante dos últimos quatro anos, em que Rondônia ficou entre os estados com maior número de desmatamento e queimadas, principalmente em áreas de proteção ambiental e territórios indígenas.
“Todas as terras indígenas demarcadas são acometidas por alguma forma de agressão – como invasões possessórias com derrubadas e queimadas, de madeireiros, garimpeiros caçadores e pescadores ilegais”
, diz a nota
A moção de apoio exige do governo brasileiro ações urgentes e efetivas para a demarcação dos territórios indígenas no estado do Norte do Brasil.
:: Reze para Nossa Senhora dos Ribeirinhos, inspirada na população de Rondônia
Fonte: Vatican News e Cimi
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Qual a relação entre Igreja e o Sacro Império Romano-Germânico ?
A formação do Sacro Império Romano-Germânico revela a aliança entre poder religioso e político na Idade Média, tensões internas e impactos duradouros na Europa
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.