Os índios do território Yanomami, no estado de Roraima, enfrentam uma grave crise sanitária e humanitária. Esta região tem mais de 30 mil habitantes, considerada a maior reserva indígena do Brasil.
Leia MaisAções Evangelizadoras da Igreja do Brasil nas aldeias indígenasDom Roque: “Ficar do lado dos povos indígenas e dos pobres é questão do Evangelho”A crise sanitária já provocou a morte de 570 crianças Yanomamis nos últimos anos por causa da desnutrição e outras causas evitáveis. Somente em 2022, foram registrados 11.530 casos de malária nesta região.
Como você já conferiu aqui no A12, Dom Roque Paloschi, presidente do Conselho Missionário Indigenista (Cimi), falou sobre esta situação e como a Igreja Católica trabalha para acolher e evangelizar estes povos.
Diante deste momento de luto e tristeza, Dom Mário Antônio da Silva, atual arcebispo de Cuiabá (MT) e segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) falou do sofrimento deste povo, ao qual acompanhou de forma muito próxima, quando foi bispo de Roraima (RR) durante quase seis anos.
Em entrevista ao padre Luiz Modino, assessor de comunicação do regional Norte 1 da CNBB, Dom Mário demonstra a preocupação da Igreja com os indígenas deste território e cobra atitudes integrais do poder público.
“Infelizmente é fantasia achar que a Igreja não precisa estar na luta pelos mais empobrecidos. A Igreja de Roraima, como toda a Igreja católica, quando se coloca ao lado dos indefesos, dos mais pobres, tem sido a grande testemunha de Jesus Cristo. A defesa da Igreja se dá por algo que a gente fica muito triste, se dá por omissão das autoridades, que têm a competência de cuidar dos povos indígenas, da omissão do Governo Federal, do Governo Estadual e de outras instituições que têm a competência de cuidar dos povos indígenas”.
O arcebispo enfatiza na entrevista as ações da Igreja no Brasil em defesa desta população.
“Várias entidades ligadas à nossa Conferência, como a Rede Eclesial Pan-Amazônica, em comunhão com a REPAM-Brasil, se manifestam nesse momento crucial para os povos Yanomami. Um grande desafio com este caso é que nós abramos mais os olhos, que nós estendamos mais a mão, que a gente se exercite um pouco mais na sensibilidade para com a realidade dos povos indígenas. Nessa sensibilidade, não apenas de compaixão no momento de sofrimento, mas também de promoção, de reconhecimento em todos os outros momentos, nos momentos também de conquistas e de vitórias dos povos indígenas”.
Ao final da entrevista Dom Mário envia uma palavra de fé e esperança para os povos indígenas de Roraima, especialmente para o Povo Yanomami, que sofre no corpo e na alma com esta crise.
“A minha palavra de esperança vai naquilo que o profeta Isaías escreve em uma de suas passagens, o povo indígena merece uma luz, merece uma grande luz. Na verdade, os povos indígenas nos oferecem essa grande luz na sua maneira de ser e que precisam ser respeitados. A minha mensagem é de respeito, de valorização e de gratidão pela perseverança das comunidades indígenas em suas lutas, em suas causas nobres. A minha palavra não é de muita coisa, senão de motivação para que prossigam com nosso reconhecimento e a nossa comunhão. Oxalá que a gente consiga como Igreja Católica exercitar um passo de sinodalidade verdadeira com os povos indígenas em direção do Reino de Deus”.
Em 2019, o Arquivo A da TV Aparecida abordou a vida dos indígenas no Brasil
Fonte: CNBB
Como explicar o Jubileu de Esperança para os catequizandos?
Uma explicação do Jubileu de Esperança para crianças e adolescentes, com símbolos, atividades práticas e exemplos simples.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.