Comecemos clarificando os termos. A CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - é um organismo jurídico que tem uma base legal prevista, que está na Constituição Federal. Uma CPI pode ser formada por membros de apenas uma das casas legislativas ou por membros de ambas as casas (Senado e Câmara Federal dos Deputados). Neste caso, é preciso a assinatura de pelo menos 1/3 dos membros das duas casas para que ela possa ser convocada.
Após o ato de convocação, os partidos políticos devem indicar os seus representantes que comporão a CPI e, entre eles, se escolhe o relator. Uma CPI pode acontecer também em outros níveis da legislação, como nas Assembleias Legislativas. Uma CPI deve ter um tempo determinado de funcionamento, tempo este que pode ser prorrogado, caso haja uma razão muito séria que justifique.
Como uma CPI é um organismo de fiscalização, sua ação precisa se restringir ao fato principal a ser investigado, evitando, desta forma, a dispersão da atenção e dos trabalhos.
Leia MaisA vacinação e a retomada da economiaComo a CPI não tem poder de polícia, terminados os seus trabalhos, deve ser elaborado um relatório a ser enviado para a PGR (Procuradoria Geral da República) ou para o Ministério Público, que são os organismos que poderão encaminhar a investigação e os inquéritos necessários. Daí a importância que se dá à escolha do relator, por ser ele que apresentará o relatório no final dos trabalhos.
No caso da atual CPI da Pandemia, convocada para investigar a atuação governamental no trato da pandemia da Covid-19, independentemente das acusações que possam ser feitas contra os seus membros, ela tem um diferencial por algumas razões:
- Primeiro pelo impacto positivo que está tendo, chamando a atenção da população. Nunca a população e os Meios de Comunicação se interessaram tanto por uma CPI como por esta que está acontecendo.
- O segundo destaque vem pelos resultados que está tendo, levantando alguns fatos sérios que necessitarão de uma investigação posterior, como a acusação de superfaturamento na compra da vacina indiana Covaxin.
Como os resultados da CPI da Pandemia dizem respeito a todos nós, é importante que continuemos acompanhando os trabalhos e cobrando resultados efetivos.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.