A Santa Missa tem seu próprio rito a seguir seguido, mas você já parou para pensar como podemos inserir as crianças na proposta da celebração litúrgica? Leia MaisSantuário Nacional realiza 3ª Romaria das CriançasBeato Carlo Acutis e seu exemplo para jovens e criançasO que trazer para a Romaria das Crianças?
O missionário redentorista, Padre Luiz Camilo Júnior, ensina em seis pontos como deve ser a Missa com crianças.
Confira!
1. As crianças devem ser educadas desde cedo na vivência dos valores da fé. Elas precisam ser motivadas a gostar das coisas de Deus, a ter alegria em estar na casa do Senhor. Como o menino Jesus no templo em Jerusalém disse para Maria e José: “Devo estar naquilo que é de meu Pai”.
2. Os pais sempre serão os primeiros catequistas de seus filhos, e para esta importante missão de educar na fé, os pais contam com o apoio dos catequistas da comunidade. A catequese das crianças é um momento especial de despertar no coração dos nossos pequeninos o gosto pelas coisas sagradas, o amor a Deus sobre todas as coisas.
3. É importante despertar nas crianças o gosto pela oração. Não se deve deixar que as crianças achem que rezar é uma coisa chata, que é chato ir à missa. Por isso, devem-se criar momentos oracionais com as crianças, que as envolvam e as façam participar. A criança precisa se sentir protagonista na oração e também na evangelização, e não apenas ficar ouvindo os adultos falarem de Deus.
4. Por isso, se faz necessário, durante o tempo da catequese, ter celebrações preparadas especialmente para a participação das crianças, seja no coral, nas leituras, na acolhida na porta da igreja, no ofertório e também na animação, como comentaristas, para não acontecer na missa das crianças de serem adultos rezando para as crianças, mas sim que as crianças rezem com as crianças e que evangelizem também os adultos.
5. Hoje existem vários modelos de folhetos litúrgicos para Missa com crianças. A Editora Santuário, por exemplo, tem um livro para ajudar as comunidades a celebrar a Eucaristia com os pequeninos, envolvendo cada vez mais as crianças com a palavra de Deus e fazendo crescer coração delas o amor à Igreja.
6. Na Missa com as crianças, é importante que elas se sintam protagonistas da ação litúrgica. Elas precisam sentir alegria em servir o altar de Deus e em participar da vida da comunidade. A Missa com as crianças precisa ser um espaço onde a criança possa rezar na grandeza e na pureza de ser criança.
Veja a explicação completa no vídeo abaixo:
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...