Neste dia 30 de novembro, celebramos o Dia do Teólogo, uma data especial para refletir sobre a missão daqueles que se dedicam ao estudo da fé e à tarefa de comunicar a Verdade revelada por Deus.
A teologia não é apenas um conhecimento acadêmico, mas um instrumento para transmitir a mensagem de amor e salvação que transforma vidas.
Na Teologia, Jesus Cristo é o verdadeiro comunicador. Ele, sendo Deus, “Se fez carne” no ventre da Virgem Maria, como ensina o Evangelho de João: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).
O Portal A12 conversou com a Ir. Maria Freire, que pertence à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e é doutora em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana de Roma e professora na Faculdade de Teologia da PUC-SP.
Ela afirma que:
“Jesus se fez humano, mostrando que a humanização é fundamental para transmitir a Verdade. A teologia contribui para que a fé se torne comunicável e para que aqueles que ainda não conhecem Cristo possam buscá-lo e encontrá-lo.”
Jesus não apenas anunciou o Evangelho, mas o viveu. Sua proximidade com as pessoas e seu testemunho revelam que comunicar a fé é, antes de tudo, uma prática de amor e empatia.
A teologia tem um papel essencial em tempos de desinformação. Para a Ir. Maria Freire, “a teologia desestrutura as Fake News ao comunicar a verdade. Ela convoca os povos à paz e à justiça, promovendo princípios éticos que sustentam a cidadania e a convivência na ‘Casa Comum’.”
Além disso, a teologia é um convite ao cuidado da criação e ao respeito pela diversidade cultural, sempre a partir de seu núcleo central: Deus revelado em Jesus Cristo.
A teologia também ajuda a Igreja a dialogar com os desafios do mundo atual, como mudanças culturais e avanços tecnológicos.
Para a religiosa, “a antropologia teológica é fundamental para adentrarmos no mistério de Deus e do humano. Isso nos permite dialogar com diversas áreas, como artes, literatura, sociologia e psicologia, e abordar temas urgentes, como as questões climáticas e a dignidade humana, sempre iluminados pela fé em Cristo Crucificado e Ressuscitado.”
Ela destaca ainda que o Papa Francisco tem chamado a atenção para essas questões por meio de iniciativas como o Pacto Global Educativo e o cuidado com a Casa Comum, que reforçam o papel do teólogo em promover um diálogo que una os povos.
Neste Dia do Teólogo, Ir. Maria Freire deixa uma mensagem de esperança e compromisso:
“Que a Teologia passe pelo nosso cérebro, alicerçada na dialética da Cruz e Ressurreição, como o fio condutor de nossa fé. Que possamos desenhar em nosso coração o que nossa mente refletiu e, no amanhecer da vida, escutemos o Povo de Deus, transcendendo nossos esquemas. Que sejamos teólogos e teólogas amantes da Amada e Beatíssima Trindade, solidários com os pobres e vulneráveis no Caminho de Jesus Cristo. Comunicar a fé é testemunhar a beleza da comunicação de Deus no Filho encarnado, morto e ressuscitado como teólogos da esperança.”
Celebrar o Dia do Teólogo é lembrar que a teologia é um serviço ao Povo de Deus. É escutar, refletir e comunicar o amor divino de maneira fiel e acessível, sempre à luz da fé em Jesus Cristo.
Que esta missão inspire a todos os teólogos e teólogas a continuarem sendo pontes entre Deus e a humanidade!
Evangelho mostra que Deus se manifesta em toda a humanidade
São Mateus narra a adoração dos magos ao Rei prometido por Deus para salvar a todos.
Virgínia Germann, o tocar dos dedos que traduzia a fé
Com deficiência visual, Virgínia foi leitora no Santuário Nacional por mais de 20 anos
Jubileu de Esperança: seja um peregrino a caminho da renovação espiritual
Nossa Senhora é guia dos cristãos nas jornadas de fé durante o Ano Santo de 2025.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.