Este sábado (15) é o último dia de palestras e oficinas dentro do Mutirão Nacional de Comunicação, realizado no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), onde mais de 400 pessoas entre leigos, religiosos e comunicadores estão refletindo a respeito da cultura do encontro para divulgar a Palavra de Deus e assuntos relacionados às suas Dioceses.
Leia MaisMuticom 2023: Como viver o amor ao próximo no ambiente digital?Muticom 2023: primeiro dia traz a sinodalidade como caminho para o encontroTivemos duas palestras inspiradas por iniciativas do Santo Padre para nossa vivência na fé, sobre a amizade social e a ecologia integral.
A primeira conferência, ministrada por Mirticeli Medeiros, jornalista paraibana, que atua como correspondente do canal Globonews no Vaticano e também é Mestranda em História da Igreja, que trouxe uma reflexão importante sobre o impacto da desinformação nas relações sociais e a importância do diálogo para o fortalecimento dos laços de amizade.
Com o advento das redes sociais e do compartilhamento instantâneo de informações, a jornalista abordou como muitas vezes as pessoas são influenciadas por notícias falsas e como isso pode afetar negativamente os relacionamentos.
"Dialogar não é confronto, não é briga! Dialogar é eu apresentar minha parte, você apresentar a sua , e nós tentaremos achar os pontos de convergência. Certamente existem muitos valores que nós cristãos e outras religiões praticamos. Isso é amizade social e diálogo", falou a professora.
Pontos essenciais como a inclusão, acolhimento, o díalogo inter-religioso, o cuidado com o meio ambiente, a justiça social e a paz e a reconciliação fazem parte da amizade social que o Papa Francisco tanto promove.
Cuidado com o bem comum
A segunda conferência da manhã deste último dia do Muticom foi a respeito da ecologia integral, de questões urgentes relacionadas à sustentabilidade e ao bem-estar coletivo.
O Papa Francisco dedica sua atenção à crise ambiental e ao impacto da ação humana sobre o planeta. Ele enfatiza a importância de proteger a criação e aborda questões como a mudança climática, o uso responsável dos recursos naturais considerando a interconexão entre o meio ambiente, as pessoas e a economia.
Doutora e professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Márcia Maria Oliveira destacou como é importante adotar práticas sustentáveis tanto no âmbito individual quanto no coletivo, com foco sempre na cultura do bem viver.
"A ecologia integral nos mostra que a diginidade de cada um se expressa numa lógica de relação com outras pessoas e com o mundo. Não é algo imposto, mas sim uma ética de cuidado e na cooperação recíproca e interligada! O cuidado verdadeiro é porque amamos, porque protegemos, porque Deus confiou a nós o cuidado da criação! Jesus veio para mudar todas as coisas de lugar, uma mudança no modo de vida em sociedade, procurando sempre o bem em comunidade, e cuidar bem do espaço onde vivemos!", disse a professora.
No final de cada palestra, os participantes puderam interagir com os palestrantes, fazer perguntas sobre as temáticas abordadas. Momentos como esse, proporcionam uma maior reflexão sobre a importância dos conteúdos na promoção de mudanças positivas e abriu espaço para futuras discussões e ações em nossa comunicação católica.
No Santa Receita, Guilherme Machado entrevistou uma das palestrantes do evento
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.