Comunicação

Apelo da Igreja para ética da inteligência artificial recebe novos aliados

Igrejas da Ásia assinarão "Apelo de Roma para Ética da IA" em julho

Escrito por Redação A12

06 FEV 2024 - 08H12 (Atualizada em 06 FEV 2024 - 11H09)

RomeCall.org

Mais uma etapa do “Apelo de Roma para a Ética da IA” será realizada, com a assinatura de alguns líderes das grandes religiões asiáticas, em julho deste ano, em Hiroshima, no Japão. O anúncio foi feito pelo arcebispo Vincenzo Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida, que discursou em Bangalore na Assembleia Plenária dos Bispos de Rito Latino da Índia.

O documento, promovido em 2020 pela Pontifícia Academia para a Vida, juntamente com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e outros gigantes do mundo da informática, discute o “algoritmo”, ou seja, as diretrizes morais que são indispensáveis hoje para garantir que o desenvolvimento de aplicativos cada vez mais avançados da ciência de dados esteja sempre a serviço do homem.

Leia Mais6 ensinamentos do Papa para o 58° Dia Mundial das ComunicaçõesIgreja reflete sobre regulamentação ética da Inteligência ArtificialEm janeiro de 2022, judeus e muçulmanos assinaram o Apelo de Roma. O desejo de Dom Paglia é chamar a atenção dos líderes religiosos de todo o mundo, trazendo à tona os benefícios que a inteligência artificial já está trazendo para a humanidade em tantos campos, da medicina à agricultura, da comunicação à própria vida da Igreja.

“Espero em breve poder comunicar a agenda desse evento, que testemunha a responsabilidade global das religiões, chamadas não para se defender em um ambiente aparentemente hostil, mas para servir a humanidade em todos os tempos e lugares”.

Nesse sentido, a Igreja da Ásia veio com uma resposta significativa à mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2024, que se concentra nessa questão. A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, respondeu com uma carta ao Pontífice na qual faz seu o apelo de Francisco e explica as medidas tomadas por seu governo para uma abordagem ética da inteligência artificial.

“Taiwan aprofundará a cooperação com a Santa Sé em muitas áreas, à medida que trabalhamos para exercer uma boa governança tecnológica, manter a harmonia e a estabilidade social e criar conjuntamente um futuro pacífico para a humanidade”.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...