A cada dia que passa nossa comunicação e interação se transforma com as inovações das redes sociais. Por isso a Igreja Católica está cada vez mais expandindo seus canais de comunicação, pois assim, consegue atingir um maior público através de diferentes canais e linguagens, mas sempre, com o mesmo propósito, o de evangelizar e levar a Palavra de Deus a todos os cantos do mundo.
As recentes pesquisas reforçam a urgência de a Igreja estar bem atualizada e presentes no ambiente digital, especialmente como Igreja em missão. O uso das plataformas online, principalmente, das redes sociais, tornou-se indispensável para a evangelização nos dias de hoje. É preciso ocupar esses espaços com coragem, lançando as sementes de Deus, e reconhecendo que as redes são um ‘campo fértil’ para o anúncio do Evangelho.
Evangelizar nas redes sociais exige discernimento e criatividade. Ferramentas como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, LinkedIn e WhatsApp podem e devem ser usadas para comunicar a beleza da fé e levar Cristo ao coração das pessoas. No entanto, é necessário equilíbrio, evitando o excesso ou linguagens inadequadas nas postagens que possam dispersar ou banalizar a mensagem cristã.
De acordo com a Datareport, uma plataforma de análise de dados, afirmou que os brasileiros estão quase sempre conectados. Quando se fala em redes sociais, estamos em terceiro lugar mundial no tempo gasto nessas plataformas, com uma média de 3 horas e 37 minutos por dia dedicados às redes sociais. As cinco mais usadas no Brasil são: Whatsapp (147 milhões de usuários), Youtube (144 milhões), Instagram (134,6 milhões), Facebook (113 milhões) e Tik-tok (98,59 milhões). Mas é bom ressaltar que, em relação aos usuários, as mulheres representam 55,6%, enquanto os homens 44,4%.
Nosso maior exemplo é o próprio Jesus Cristo, o comunicador por excelência. Ele utilizou todos os recursos disponíveis em sua época para anunciar a Boa-Nova, revelar o Reino de Deus e aproximar-se das pessoas. Sua vida foi, e continua sendo, uma plataforma viva de evangelização. A Igreja, como continuadora de Sua missão, é chamada a seguir Seus passos e a tornar-se sinal visível do amor do Pai também no mundo digital.
Vivemos tempos em que grande parte da vida acontece online. A velocidade da comunicação, a presença constante dos meios digitais e a interatividade das redes sociais são realidades que nos desafiam, mas também oferecem grandes oportunidades. A missão de anunciar o Evangelho e viver o mandamento do amor passa, hoje, também por esse “novo continente”. A Igreja é chamada a ser presença viva, acolhedora e profética nesse ambiente digital, levando luz e esperança a todos que navegam em busca da verdade e da paz.
:. A evangelização no digital, a missão do A12
Fonte: Vatican News
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.