Nesta quarta-feira, 30 de outubro, a Igreja Católica no Brasil se prepara para um importante momento de reflexão sobre os próximos passos do Sínodo dos Bispos. A segunda etapa mundial da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que começou no dia 2 de outubro, foi concluída no último domingo, dia 27.
No sábado, 26, foi aprovado o Relatório Final da Segunda Sessão, com um documento organizado em cinco partes e 155 parágrafos, que guiarão a vida da Igreja daqui para frente.
O Papa Francisco decidiu não escrever uma nova encíclica após o Sínodo. Em vez disso, ele optou por publicar o Documento Final imediatamente, para que todos possam ter acesso a ele e se inspirar.
Agora, a Igreja entra na fase de “implementação” — um momento de colocar em prática as direções apontadas pelo Sínodo. É uma fase em que surgem muitas perguntas: e agora, o que a Igreja deve fazer? Quais serão os próximos passos? Para onde vamos?
Para ajudar a refletir sobre essas questões, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará uma live na próxima quarta-feira, às 19h, intitulada “Sínodo: e agora para onde vamos?”. Essa transmissão será uma oportunidade para que todos os fiéis acompanhem e entendam melhor o caminho que a Igreja no Brasil deverá seguir.
A live será transmitida pelo YouTube e pelo Instagram da CNBB, permitindo que as pessoas assistam de casa. A reflexão será guiada pelo padre Arnaldo Rodrigues, que é assessor de comunicação da CNBB e professor na PUC-Rio.
Junto com ele, participarão três importantes líderes da Igreja no Brasil que estiveram presentes no Sínodo, em Roma. São eles: Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB; Dom Joel Portella Amado, Bispo de Petrópolis e que conduziu a fase de escuta no Brasil; e Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, Bispo de Camaçari, que também fez parte da equipe de animação do Sínodo.
Essa live é um convite para todos os fiéis que desejam compreender os novos passos da Igreja e como cada um pode se envolver na vivência da fé nesse novo tempo. Será uma chance de ouvir os bispos e entender melhor o que foi discutido e decidido no Sínodo.
.:: Padroeira alcança 1 milhão de seguidores e Portal A12 celebra 100 mil
Fonte: CNBB
O legado de Frei Joel Postma, referência da música Litúrgica no Brasil
Frei Joel Postma, referência na música litúrgica no Brasil, faleceu em Belo Horizonte. Ele foi assessor do Setor de Música Litúrgica da CNBB por 13 anos e criou o CELMU e o ODC.
Indulgência plenária do Dia de Finados: como conseguir?
O Dia de Finados é oportunidade de rezar pelos fiéis falecidos e também de obter indulgência plenária.
Qual a expectativa da Igreja para o Jubileu 2025?
Participantes do Sínodo em Roma falam do que esperam para o Jubileu Ordinário da Igreja, que terá início no fim deste ano
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.