Hoje, 13 de novembro, celebramos o Dia Mundial da Gentileza. Essa data nos lembra da importância de espalhar pequenos gestos de bondade, que podem transformar o dia de alguém. E uma das formas mais simples de praticar a gentileza é por meio da nossa comunicação.
A forma como nos comunicamos diz muito sobre quem somos. Em cada conversa, seja com a família, amigos ou até desconhecidos, temos a chance de espalhar carinho e amor. A gentileza na comunicação é um caminho simples para transformar nosso dia a dia e o mundo ao nosso redor.
Uma palavra de apoio, um “obrigado” ou até um sorriso sincero podem mudar o rumo de uma conversa. Nas redes sociais, por exemplo, onde tantas vezes nos deparamos com discussões e ofensas, podemos escolher o caminho da gentileza. Em vez de críticas, que tal deixar uma mensagem positiva? Um simples “bom dia” ou “que Deus te abençoe” pode ser o conforto que alguém precisava.
O Papa Francisco nos lembra que “A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós. A escutamos com os ouvidos, passa pelo coração, não permanece nos ouvidos, deve ir ao coração e do coração passa às mãos, às boas obras. Este é o percurso que faz a Palavra de Deus: dos ouvidos ao coração e às mãos”.
No dia a dia, a gentileza na comunicação também se manifesta na escuta. Quantas vezes ouvimos alguém com pressa, sem prestar atenção de verdade? Escutar com paciência e interesse é um ato de amor. Ter esse cuidado ao se comunicar com o outro faz parte da missão cristã de acolher.
A comunicação gentil também passa pela maneira como fazemos críticas ou apontamos erros. Em vez de usar palavras duras ou tom agressivo, podemos optar por abordagens mais construtivas, que ajudam a resolver problemas sem gerar ressentimentos. Um feedback positivo, acompanhado de sugestões claras, é mais eficaz e promove uma relação de confiança.
Outro aspecto importante da comunicação gentil é o cuidado com o tempo e o espaço do outro. Saber a hora certa de falar e respeitar os limites pessoais são sinais de consideração. Além disso, pequenas ações, como responder mensagens com atenção ou cumprimentar colegas no trabalho, demonstram que valorizamos a presença e o esforço de cada pessoa.
Além disso, precisamos lembrar que nem sempre sabemos pelo que o outro está passando. Uma pessoa pode estar enfrentando desafios que não conseguimos ver. Nesses momentos, uma fala cuidadosa pode ser um alívio. Jesus nos ensina a amar o próximo, e a forma como nos comunicamos reflete esse amor.
Ser gentil não é sinal de fraqueza, mas de força interior. É escolher espalhar o bem, mesmo quando não recebemos o mesmo em troca. É um ato de fé e esperança, que nos ajuda a construir um mundo mais humano e solidário.
Que cada um de nós possa, com palavras e gestos simples, ser luz para quem precisa. Afinal, comunicar-se com gentileza é uma forma de evangelizar e levar o amor de Cristo a todos.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.